O ministro de Assuntos Exteriores iraniano, Manouchehr Mottaki, disse que as mudanças exigidas pelo Irã na proposta nuclear dos Estados Unidos, Rússia e França "devem ser levadas em conta" se a pretensão for chegar a um acordo final.
Em declarações divulgadas hoje pela televisão estatal por satélite, o chefe da diplomacia iraniana respondia, assim, a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, que horas antes tinha advertido que não serão aceitas variações e que o Irã deve se apressar para dar uma resposta definitiva.
"A República Islâmica estuda todas as propostas. Examinamos esta e temos uma série de considerações técnicas e econômicas", disse Mottaki, segundo a PressTV.
Em meados de outubro, representantes americanos, franceses e russos propuseram ao Irã enviar seu urânio ao exterior para que seja processado e recuperá-lo tempo depois enriquecido a 20% para que possa alimentar o reator de pesquisa que o regime iraniano tem em Teerã.
O Irã não ofereceu uma resposta definitiva ainda e se limitou a indicar que quer a formação de um comitê técnico e uma nova rodada de negociação.
"Informamos à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) sobre essas considerações e algumas das partes nos disseram que podemos reiniciar as conversas da comissão técnica", disse Mottaki.
"Temos outros pontos de vista e outras propostas para oferecer à AIEA, enquanto são feitas essas considerações. Pessoalmente, acho que deve iniciar uma nova rodada de negociações, já que o Irã precisa de combustível para seu reator em Teerã", concluiu.




Assista agora »
Assista agora »
Assista agora »


