Notícias » Mundo » Mundo

 Novos chefes das Forças Armadas tomam posse no Paraguai
05 de novembro de 2009 13h46 atualizado às 14h08

Comentários
 
Montagem mostra os novos comandates das Forças Armadas do Paraguai: general Hugo Aranda, da Força Aérea, almirante Egberto Orue, da Marinha, e general ... Foto: AP

Montagem mostra os novos comandantes das Forças Armadas do Paraguai: general Hugo Aranda, da Força Aérea, almirante Egberto Orué, da Marinha, e general Bartolomé Pineda, do Exército
05 de novembro de 2009
Foto: AP

Os novos comandantes do Exército, Aeronáutica e Marinha paraguaios tomaram posse nesta quinta-feira. O presidente, Fernando Lugo, demitiu ontem os antigos chefes, depois de negar o risco de um golpe militar no país.

Bartolomé Pineda e Hugo Aranda tomaram posse à frente do Exército e da Aeronáutica em cerimônias separadas, iniciadas às 7h. Ugberto Orué também tomou posse hoje, um pouco mais tarde, no comando da Marinha.

Os rumores sobre o suposto plano de golpe de Estado começaram a surgir com uma declaração do secretário de relações internacionais do Partido Comunista Venezuelano (PCV) e vice-presidente do Grupo Venezuelano do Parlamento Latino-americano (Parlatino), Carolous Wimmer.

Segundo a imprensa local, ele teria dito que os Estados Unidos e setores da direita paraguaia queriam concretizar um "golpe contra o governo de Lugo". De acordo com a edição online do jornal Última Hora, pouco antes do comunicado sobre as mudanças na cúpula militar, a embaixadora dos EUA em Assunção, Liliana Ayalde, negou as acusações de Wimmer. "O que estamos fazendo aqui é uma cooperação, onde existe transparência. Desconheço e desminto totalmente (versões de organização de um golpe)", disse ela ao jornal.

Com agências internacionais

Redação Terra