PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Cargueiro chinês sequestrado na costa leste da Somália

20 out 2009 - 02h06
(atualizado às 02h49)
Compartilhar

O cargueiro chinês de 40 mil toneladas Del Xin Hai foi sequestrado com 25 marinheiros a bordo no Oceano Índico a 700 milhas da costa leste da Somália, informou nesta terça a agência oficial Xinhua.

O navio, que transportava carvão entre África do Sul e Índia, foi sequestrado às 16h35, hora de Brasília, do último domingo, dia 18 de outubro, quando a fragata militar chinesa que patrulha a zona para proteção de seus navios estava a mil milhas marítimas de distância.

Segundo informou nesta terça o jornal Xin Beijing, a Marinha chinesa analisa um projeto de resgate do navio e o Ministério de Transporte anunciou que os organismos governamentais correspondentes estão dedicados a libertar a embarcação.

O jornal oficial China Daily citou nesta terça a Forças Armadas da União Europeia (UE) na zona para destacar que com os 25 marinheiros chineses o total dos sequestrados por piratas no litoral somalis soma 146.

Segundo um porta-voz da instituição, um avião da UE Navfor de patrulha marítima que opera das ilhas Sheychelles localizou o cargueiro e viu piratas a bordo e algumas lanchas utilizadas nas abordagens dos piratas. O cargueiro, que não estava registrado no Centro de Segurança Marítima do Chifre da África, estava também a 550 milhas náuticas ao nordeste das Ilhas Seychelles.

Uma dúzia de países, entre eles a China, enviou nos últimos anos patrulhas militares às águas do Golfo de Aden e também em missão de escolta de segurança diante do aumento da pirataria na costa da Somália.

EFE   
Compartilhar
Publicidade