PUBLICIDADE

Oriente Médio

Turquia cancela manobras da Otan por boicote a Israel, segundo "Haaretz"

11 out 2009 - 06h21
Compartilhar

O primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, cancelou manobras aéreas internacionais previstas no sul de seu país a fim de impedir que aviões israelenses participassem dos exercícios, revela hoje o jornal "Haaretz".

Erdogan se viu pressionado este fim de semana pela opinião pública turca para não deixar que caças israelenses que bombardearam Gaza entre dezembro e janeiro - na última ofensiva militar sobre a faixa - sobrevoem o espaço aéreo turco, segundo o periódico.

Israel costuma participar há alguns anos nas manobras da Otan no Mediterrâneo Oriental apesar de não ser membro dessa organização.

A expulsão de Israel dos exercícios, que costumam ser realizados cada ano em bases aéreas turcas, provocou a indignação dos Estados Unidos e Itália, que ameaçaram retirar seus aviões das manobras se Israel ficar à margem.

Erdogan, que por causa da ofensiva militar israelense em Gaza esfriou suas relações com o Estado judeu, não se retratou da decisão e, em consequência, cancelou as manobras, explica o "Haaretz".

Fontes do Ministério de Exteriores de Israel declararam ao jornal que recentemente oficiais do Exército turco tinham pedido a seus pares israelenses uma retirada voluntária das manobras, o que estes se negaram.

EFE   
Compartilhar
Publicidade