PUBLICIDADE

Oriente Médio

Irã explodirá coração de Israel se for atacado, diz militar

9 out 2009 - 10h43
(atualizado às 11h41)
Compartilhar

O Irã "explodirá o coração de Israel em pedaços" se os israelenses ou os Estados Unidos atacarem o governo iraniano, alertou hoje Mojtaba Zolnour, um dos oficiais de mais alta categoria da Guarda Revolucionária, tropa de elite do Exército iraniano.

"Se um míssil americano ou sionista explodir em nosso país, antes que a poeira baixe, o coração de Israel terá explodido", afirmou o militar em discurso na cidade de Qom.

Zolnour é o segundo na hierarquia do gabinete de representação do líder supremo da Revolução Islâmica, aiatolá Ali Khamenei, na Guarda Revolucionária.

Citado pela agência oficial de notícias estatal "Irna", o militar disse não acreditar que "nem o regime sionista, nem os EUA, possam se arriscar a lançar um ataque contra o Irã".

Única potência nuclear do Oriente Médio, Israel anunciou nos últimos meses que está disposto a lançar um ataque de precisão contra alvos nucleares iranianos se Teerã não pôr fim a seu controvertido programa de enriquecimento de urânio.

Analistas afirmam, no entanto, que este ataque não seria a solução para o problema já que, além de provocar tensões na região e no resto do mundo, serviria apenas para atrasar em alguns anos o progresso do Irã na tecnologia nuclear e não deteria o programa de enriquecimento de urânio do país.

A Força Aérea da Guarda Revolucionária testou "com sucesso" no mês passado uma série de mísseis que, segundo fontes militares iranianas, poderiam atingir alvos no interior de Israel.

Diversos países acusam o Governo iraniano de esconder um programa nuclear militar sob outro de cunho civil.

Teerã nega as acusações e insiste em que seu objetivo é o uso civil da energia nuclear.

EFE   
Compartilhar
Publicidade