PUBLICIDADE

Estados Unidos

UE: Nobel a Obama é esperança de mundo sem armas nucleares

9 out 2009 - 08h18
(atualizado às 08h31)
Compartilhar

O presidente da Comissão Europeia (órgão executivo da União Europeia), José Manuel Durão Barroso, disse nesta sexta que a concessão do Prêmio Nobel da Paz 2009 ao presidente americano, Barack Obama, reflete as esperanças "de um mundo sem armas nucleares".

O Instituto Nobel da Noruega concedeu hoje o citado prêmio a Obama por seus "esforços extraordinários por reforçar a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos", e também ressaltou "seu visão de um mundo sem armas nucleares".

Em mensagem de felicitação enviada hoje ao presidente americano, Barroso reconheceu o valor do prêmio como "tributo a seu compromisso com os valores da paz e de progresso da humanidade".

O presidente da CE afirmou que a concessão do Nobel da Paz a Obama ao começo de seu mandato "reflete as esperanças geradas em nível global com sua visão de um mundo sem armas nucleares", em comunicado.

"Este prêmio incentivará o compromisso de todos aqueles que podem contribuir para ter um mundo mais seguro", disse.

Segundo Barroso, o Nobel da Paz é também "um reconhecimento das expectativas criadas no mundo todo pela determinação de Obama em trabalhar de forma próxima com todos os parceiros dos EUA, com vistas a criar respostas globais para os desafios globais aos quais enfrentamos hoje".

EFE   
Compartilhar
Publicidade