PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Ásia

Atentado em frente a escritório da ONU mata 5 no Paquistão

5 out 2009 - 04h34
(atualizado às 15h11)
Compartilhar

Pelo menos cinco pessoas, entre elas dois estrangeiros, morreram nesta segunda-feira e várias ficaram feridas por causa da explosão de uma bomba em frente a escritórios da ONU em uma zona central residencial de Islamabad, no Paquistão, informou uma fonte policial. Três das vítimas eram do Programa Mundial de Alimentos (PMA) da ONU.

Peritos e equipes de resgate vistoriam escritórios da ONU, após explosão de uma bomba em uma zona residencial de Islamabad
Peritos e equipes de resgate vistoriam escritórios da ONU, após explosão de uma bomba em uma zona residencial de Islamabad
Foto: Reuters

O suicida detonou uma carga explosiva de cerca de 7 kg em torno das 2h15 hora local (3h15 de Brasília) no interior da sede principal do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas na capital paquistanesa, segundo a fonte.

O prédio, no qual se encontravam entre 60 e 80 trabalhadores do PMA, foi evacuado após a explosão, que causou muitos danos materiais em alguns quartos embora mal tenha afetado a estrutura do edifício, informou à EFE uma fonte da ONU.

Os feridos foram levados para um hospital da cidade e a polícia isolou a área.

O local da explosão é considerado muito seguro, pois nele se encontram vários escritórios de organismos internacionais e a antiga residência do presidente paquistanês, Asif Ali Zardari.

Tanto Zardari como o primeiro-ministro, Yousuf Raza Gillani, condenaram o ataque e ordenaram que se abra uma investigação para esclarecer o sucedido, segundo comunicados oficiais.

Apesar de no início de 2009 terem acontecido várias ações terroristas na capital paquistanesa, o de hoje é o primeiro atentado que se registra há meses em Islamabad, onde as autoridades implementaram vários "anéis" de segurança.

O exército paquistanês realiza atualmente várias operações no noroeste do país contra a insurgência talibã, que reivindicou a maioria dos ataques recentes.

Confirmação

O PMA confirmou em comunicado de imprensa divulgado em Roma que três trabalhadores seus morreram no atentado suicida perpetrado no escritório das Nações Unidas em uma zona central residencial de Islamabad.

Na nota, o Programa Mundial de Alimentos informa também que entre os "vários feridos" no atentado há dois que estão em "estado grave".

"Esta é uma tragédia terrível para o PMA e para a comunidade humanitária no Paquistão", comenta o diretor-executivo do Programa Mundial de Alimentos, Samir Abdulla, em uma declaração feita na sede de Roma.

"Nossas mais profundas condolências para família, amigos e colegas dos que morreram ou foram feridos neste incidente. Estas eram pessoas que trabalhavam para ajudar os pobres e os vulneráveis na primeira linha da fome no Paquistão", acrescenta.

O PMA informa que forneceu ajuda alimentar para cerca de dois milhões de civis paquistaneses deslocados por conflitos na região do Vale de Swat.

EFE   
Compartilhar
Publicidade