PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Mundo

Meu filho surfou no tsunami, diz mãe de brasileiro em Samoa

1 out 2009 - 12h53
(atualizado às 13h47)
Compartilhar
Fabrício Escandiuzzi
Direto de Florianópolis

A mãe do chefe de cozinha brasileiro Guilherme Costa, 27 anos, disse que o filho "surfou sobre uma tsunami" para escapar da tragédia ocorrida em Samoa, ilha localizada em meio ao Oceano Pacífico.

Guilherme Costa (dir.) sobreviveu ao tsunami que atingiu Samoa
Guilherme Costa (dir.) sobreviveu ao tsunami que atingiu Samoa
Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação

A família e amigos de Sônia Costa seguem de plantão em sua casa em Florianópolis à espera de notícias do filho, que estava no mar quando a tsunami atingiu a costa. Segundo ela, Guilherme acabou se machucando ao ser jogado contra corais, mas já telefonou para casa e diz estar bem de saúde. "Ele contou que o mar foi sugando tudo e que depois de ser lançado sobre os corais, ele acabou dentro de uma casa", afirma. "Ali ele colocou duas crianças em cima da prancha de surfe e conseguiu sair remando".

Guilherme mora há seis anos na Austrália e tirou os últimos dias para descansar na Samoa. Antes de embarcar, ele usou o site de relacionamentos Orkut para deixar uma mensagem no perfil de Sônia, no dia 24 de setembro. "Mãe, tô indo viajar... Fiquem com Deus. Vou me cuidar.. quando voltar eu ligo. Amo vocês", escreveu.

Ele e o amigo Júlio Gruendling estavam na água no momento em que o tsunami atingiu o arquipélago, matando mais de 200 pessoas. "Foi Deus quem colocou a mão e ajudou o Guilherme, o Julio e toda a nossa família", diz a mãe do brasileiro, sem esconder a emoção. "Guilherme literalmente escapou de uma tsunami surfando."

Segundo ela, Guilherme narrou que a situação em Samoa seria muito pior do que o noticiado pela imprensa até aqui. "Ele se assustou muito com tudo o que aconteceu e disse que quando chegou em terra viu dezenas de corpos espalhados", afirmou. "A situação é muito pior do que pensamos e ainda não há como retornar para casa".

De acordo com Paulo Corrêa, sogro de Júlio Gruendling, o outro brasileiro que estava na água no momento do tsunami, Guilherme se feriu pois teria se assustado com as fortes ondas e remado em direção à costa. "O Julio não se machucou, quando ele percebeu que havia algo errado seguiu rumo ao alto mar. Nesse caso, escapou de ser sugado, o que aconteceria se estivesse próximo à terra firme", disse. "Pelo que ele nos contou, o Guilherme se assustou e seguiu em direção à terra. Assim, a maré começou a sugá-lo e o arremessou contra os corais".

A mulher de Julio, Catarina Gruendling, e seu filho estão passando uma semana de férias em Florianópolis. Corrêa disse que já falou com o genro e que tanto ele quanto Guilherme permanecem em locais seguros. "Avisaram que estão bem e que devem retornar em breve à Austrália", disse.

Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade