O governo da Venezuela tenta doar ao Equador uma frota de aviões de combate, segundo informou a estação de televisão Ecuavisa, citando fontes militares equatorianas anônimas. Segundo a versão do canal, Venezuela doaria ao Equador uma frota de aviões Mirage-50, fabricados na década de 70, um tipo de aparato que também possui a Força Aérea Equatoriana (FAE).
A rede de TV indicou que as conversas entre ambos os governos se levam "em nível de comissões", de cada um dos países. O canal afirmou que uma fonte militar indicou que as conversas ainda continuam e que um dos aspectos que, aparentemente se discutem, é o fato de que Equador deve calcular o montante que lhe custaria manter a frota, se aceita a doação.
Nenhuma autoridade equatoriana se pronunciou sobre a informação dada pela Ecuavisa, que acontece em um momento em que Equador se encontra em processo de renovação de seus antigos equipamentos para a defesa territorial, sobretudo na zona da fronteira com a Colômbia.

- EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Assista agora »
Assista agora »
