Notícias » Mundo » Mundo

 México: passageiros de avião só souberam de sequestro em solo
09 de setembro de 2009 18h54 atualizado às 19h14

Sequestradores do avião da Aeroméxico são escoltados algemados por policiais para fora da aeronave. Foto: AP

Sequestradores do avião da Aeroméxico são escoltados algemados por policiais para fora da aeronave
Foto: AP

A maioria dos passageiros do avião sequestrado nesta quarta-feira no México não teve consciência do que estava acontecendo até que o avião se deslocou, já em terra, a uma área remota do aeroporto da capital mexicana, enquanto o piloto os avisava que havia sequestradores a bordo.

Marco Ramírez, um dos passageiros, disse à rede Televisa que, quando a aeronave pousou, a tripulação informou que havia uma "situação de negociação que escapava do alcance da companhia aérea" e pediu que crianças e mulheres fossem para o fundo do aparelho. "Nos falavam pelo rádio que o avião tinha sido tomado por uma pessoa", disse, por sua parte, outro dos ocupantes do voo, identificado como Rodrigo Padilla.

Adriana Romero, uma das primeiras passageiras a sair, explicou que os passageiros só entenderam o que acontecia quando o avião foi cercado por vários veículos das forças de segurança mexicanas, com soldados que entraram no aparelho e começaram a tirá-los. Romero contou que, entre os passageiros, um dos sequestradores foi identificado como "um fanático boliviano" que carregava uma Bíblia.

Segundo as imagens mostradas pela Televisa, vários militares entraram na aeronave depois que um grupo de pessoas saiu de dentro do avião e, minutos mais tarde, oito homens algemados foram retirados. Padilla relatou que, na sala de embarque do avião em Cancún, de onde procedia o voo, viu vários homens aparentando nervosismo e que não paravam de se movimentar. Já em voo, um deles se levantou várias vezes para tirar coisas dos armários superiores destinados à bagagem de mão, acrescentou.

"Foram momentos muito difíceis, de muito susto", disse Rocío García, outra passageira. García também fez referência a um homem como possível sequestrador ou líder do sequestro. "Era uma pessoa de corpo robusto, morena, bem vestida", descreve.

O avião, um Boeing 737 que fazia o voo 576 da companhia Aeroméxico, aterrissou no Aeroporto Internacional da Cidade do México no início da tarde e manteve os ocupantes como reféns durante aproximadamente uma hora. Aparentemente, os sequestradores eram três, de origem boliviana, e carregavam três pacotes com explosivos que iriam detonar se o presidente mexicano, Felipe Calderón, não os atendesse.

Segundo a Televisa, o embaixador da Bolívia no México, Jorge Mancilla, negou em declarações a jornalistas mexicanos que os sequestradores sejam bolivianos.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

Sequestradores tomaram aeronave vinda de Cancun; após pouso na Cidade do México, reféns foram libertados e bandidos presos

  1. O voo tinha procedência de Cancún

    Foto: AP

  2. Policiais e equipes de resgate acompanham o seqüestro do avião

    Reuters
    Foto: Reuters

  3. Imagem de TV mostra passageiros saindo do avião

    Foto: AP

  4. Os passageiros receberam atendimento médico, segundo o Terra México

    Foto: AP

  5. Policiais entram no avião da Aeroméxico

    Foto: AP

  6. Sequestradores do avião da Aeroméxico são escoltados algemados por policiais para fora da aeronave

    Foto: AP

  7. Os sequestradores, de origem boliviana, exigiam um encontro com o presidente mexicano Felipe Calderón

    Foto: AP

  8. Suspeito do sequestro é preso

    AFP
    Foto: AFP

  9. Passageiros e tripulação ficaram como reféns por cerca de uma hora

    AFP
    Foto: AFP

/mundo/foto/0,,00.html