PUBLICIDADE

Oriente Médio

Saiba mais: a invasão americana ao Iraque em números

30 jun 2009 - 12h38
(atualizado às 15h12)
Compartilhar

No dia 20 de março de 2003, o então presidente americano George W. Bush iniciou a invasão ao Iraque pelo fato de o país supostamente esconder armas químicas e nucleares. A partir desta terça-feira - após 6 anos e sem encontrar indícios de armamento proibido - as tropas dos EUA começam a gradualmente passar o controle das cidades ocupadas aos iraquianos. A partir desta terça, Terra passa a publicar uma série de matérias sobre o conflito e a desocupação do Iraque.

Infográfico - Retirada do Iraque
Infográfico - Retirada do Iraque
Foto: Terra

Segundo a ONG Iraq Body Count, o número de civis iraquianos mortos em consequência da invasão passa de 100 mil. Do outro lado, o número de soldados que perderam a vida na guerra, de acordo com contagem da AFP é de 4,3 mil.

Atualmente, o Iraque possui cerca de 750 mil soldados e policiais para manter a segurança dos centros urbanos após a retirada das tropas americanas. Há 1 oficial de polícia para cada 134 habitantes.

Atualmente, os cerca de 131 mil soldados americanos posicionados no país, segundo o Pentágono, ocupam, em sua maioria, os 700 postos de observação dispostos nos 3,6 mil km de fronteira do Iraque.

Há quase 11 mil iraquianos detidos em prisões administradas pelos EUA. Cerca de 750 prisioneiros são entregues mensalmente às autoridades locais, que decidem se serão soltos ou permanecerão confinados.

A primeira fase da retirada dos EUA do Iraque terá como passo inicial, nesta terça-feira, a entrega de 157 bases localizadas em grandes cidades às autoridades locais. A partir de então, serão 914 dias até que em 31 de dezembro de 2011 os EUA deverão ter se retirado totalmente do território iraquiano.

Amanhã, o Terra publica entrevista exclusiva com representante do Pentágono que aborda o conflito no Iraque e a estratégia americana para a saída dos soldados da coalizão do país.

Com informações da AFP

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade