Notícias » Mundo » Mundo

 Maliki alerta para possível aumento de atentados no Iraque
11 de junho de 2009 12h42 atualizado às 13h11

Comentários
 

O primeiro-ministro iraquiano, Nouri al-Maliki, advertiu nesta quinta sobre um possível aumento de atentados terroristas e pediu às forças de segurança iraquianas que permaneçam alerta diante do começo da retirada das tropas dos Estados Unidos, no próximo dia 30.

Em uma conferência de dirigentes policiais e militares iraquianos, o primeiro-ministro alertou para um possível aumento de atentados terroristas nos próximos meses.

Segundo ele, os insurgentes "tentarão provar que a segurança fracassou, quando se aproximar o começo da retirada dos soldados americanos do país".

Em 13 de dezembro, Washington e Bagdá assinaram um pacto no qual os EUA se comprometeram a retirar suas tropas das cidades iraquianas, em junho de 2009, e a completar a saída definitiva no final de 2011.

"Estamos ainda no círculo da conspiração e do terrorismo, que quer fazer fracassar todas as conquistas que conseguimos", acrescentou Maliki.

O primeiro-ministro iraquiano disse que as condições de segurança do país "não serão afetadas pela retirada das tropas americanas".

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.