PUBLICIDADE

Ásia

Obama e colega chinês debatem Coréia do Norte por telefone

3 jun 2009 - 09h46
(atualizado às 10h06)
Compartilhar

Os presidentes da China, Hu Jintao, e dos Estados Unidos, Barack Obama, conversaram por telefone sobre a atual escalada armamentista na Coréia do Norte, informou nesta quarta a agência oficial de notícias Xinhua.

Não foram divulgados detalhes da conversa, apenas que os dois chefes de Estado "trocaram seus pontos de vista sobre a situação na Península Coreana".

Hu também destacou o bom momento das relações bilaterais, marcado pelos frequentes contatos na primeira metade deste ano e pela cooperação no combate à crise que afeta ambas as economias.

Para os EUA, a China é o principal aliado da Coréia do Norte. Por isso, o país pressiona as autoridades chinesas para que aumentem a pressão sobre o regime norte-coreano e convença-o a suspender seu programa atômico.

Obama também busco o apoio da China para que o Conselho de Segurança (CS) da ONU, onde os dois países têm assentos permanentes, aprove uma resolução contundente contra a Coréia do Norte em represália ao teste nuclear que realizou na semana passada.

EFE   
Compartilhar
Publicidade