PUBLICIDADE

Oriente Médio

Bento XVI visita Esplanada das Mesquitas em Jerusalém

12 mai 2009 - 04h46
(atualizado às 07h29)
Compartilhar

O papa Bento XVI visitou a Cúpula da Rocha, na esplanada das Mesquitas de Jerusalém, e se reuniu com o Grande Mufti (autoridade máxima religiosa muçulmana), Mohammed Ahmad Hussein, nesta terça-feira. O pontífice aproveitou a oportunidade para defender um "diálogo sincero para construir um mundo de Justiça e paz para as próximas gerações".

Papa reza em frente ao Muro da Lamentações
Papa reza em frente ao Muro da Lamentações
Foto: Reuters

"Em um mundo tristemente lacerado por divisões, este local sagrado estimula e desafia os homens e mulheres de boa vontade a se comprometer para superar as incompreensões e conflitos do passado e iniciar o caminho de um diálogo sincero para construir um mundo de justiça e de paz para as próximas gerações", afirmou.

Ele ressaltou que o lugar traz à mente a figura do patriarca Abraão - considerado pai das três religiões - onde também se encontram as três grandes religiões monoteístas. O pontífice disse que as três religiões têm que trabalhar unidas "para desempenhar um papel ativo em reduzir as divisões e promover a solidariedade humana".

"Vim a Jerusalém em uma peregrinação de fé. Agradeço a Deus por essa oportunidade que recebi para me reunir com vocês como bispo de Roma e sucessor do apóstolo Pedro, e também como filho de Abraão. Asseguro a todos que a Igreja deseja muito cooperar pelo bem-estar da família humana", acrescentou.

A Cúpula da Rocha, também chamada de mesquita de Omar e famosa por sua cúpula dourada, se encontra na Esplanada das Mesquitas. No local também está a Mesquita de al-Aqsa, que é a terceira mais importante para os muçulmanos, após Meca e Medina.

A Esplanada das Mesquitas é considerada três vezes sagrada. Os muçulmanos dizem que a Rocha é o lugar de o que Maomé subiu ao céu. Os judeus a consideram o lugar onde Deus pediu a Abraão que sacrificasse seu filho Isaac, é o lugar do templo de Salomão e onde se depositou a Arca da Aliança.

Para os cristãos, é o lugar da profecia de Cristo sobre a destruição do templo de Jerusalém. A Cúpula da Rocha é o monumento islâmico mais antigo na Terra Santa, e os muçulmanos consideram a Mesquita de al-Aqsa o terceiro lugar de peregrinação, após Meca e Medina.

EFE   
Compartilhar
Publicidade