inclusão de arquivo javascript

 
 

Pesquisa revela que 92% acreditam em Deus

Milhões de fiéis lotam a cidade de Meca todos os anos. Foto: Reuters

Milhões de fiéis lotam a cidade de Meca todos os anos
Foto: Reuters

Uma pesquisa encomendada pela BBC em dez países mostrou que 92% dos pesquisados acreditam em Deus ou algum tipo de "poder superior". O maior índice de crentes foi encontrado na Nigéria, onde 100% dos mil entrevistados declararam fé em uma força sobrenatural. O país também é que tem o maior percentual de pessoas que disseram freqüentar algo tipo de cerimônia religiosa: 91%.

Entre os pesquisados, a Grã-Bretanha é o país com a maior parcela de descrentes: 33% não acreditam em Deus nem em qualquer "poder superior". Entre os sul-coreanos, o índice foi de 30%.

Foram pesquisados ainda Estados Unidos, Grã-Bretanha, Rússia, Índia, México, Indonésia, Israel e Líbano. Os dez países, com 2,1 bilhões de habitantes, representam cerca de um terço da população do globo.

"Muleta para ignorantes"
No México, único país de maioria católica, a crença em Deus ou uma entidade superior foi de 93%. Apesar dos britânicos liderarem o ranking entre os descrentes, os sul-coreanos são os que mais têm sentimentos negativos em relação a Deus ou a espiritualidade: 27% dos entrevistados. E 82% deles acham que a religião é "uma muleta para os ignorantes".

Já os americanos destacam-se quando a pergunta é sobre a busca de conhecimento religioso: 78% responderam já ter estudado textos religiosos. O país com segundo percentual é a Nigéria, com um índice bem mais baixo: 51%. No católico México, apenas 18% dos entrevistados disseram já ter lido textos religiosos, índice só igual aos dos, ex-comunistas, russos.

A freqüência a cultos religiosos entre os mexicanos, porém, é a terceira maior: 58%, atrás apenas de Nigéria (91%) e Indonésia (68%), países com grande população muçulmana. Os países com grande número de muçulmanos também foram os em que o maior índice de pessoas declarou que morreria por Deus ou por sua crença: Nigéria (95%), Indonésia (90%) e Líbano (71%).

O quarto país com mais pessoas que se declaram dispostas a dar a vida por Deus são os Estados Unidos, com os mesmos 71% registrados no Líbano.

Metodologia
Indonésia, Líbano e Nigéria também têm os maiores índices de pessoas que acham que o Deus em que elas acreditam é o único que existe: 96% na Indonésia e 94% tanto no Líbano como na Nigéria. Nos Estados Unidos, 49% dos entrevistados admitem a hipótese de que o Deus em que acreditam não seja o único, índice só menor do que os 65% da Coréia do Sul e 69% da Grã-Bretanha.

Mas, apesar de liderar a aceitação de que seu Deus pode não ser o único, os britânicos são os que mais culpam a religião das outras pessoas pelos problemas do mundo: 37%, quatro pontos percentuais acima dos 33% registrados em Israel.

O levantamento foi realizado a pedido da BBC pela empresa de pesquisas ICM em janeiro deste ano para o programa especial O Que o Mundo Pensa de Deus, que vai ao ar no canal britânico de TV BBC2. O número de entrevistados em cada país variou de 1 mil a 1.038.

BBC Brasil
BBC Brasil - BBC BRASIL.com - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC BRASIL.com.