inclusão de arquivo javascript

 
 

Futura rainha da Noruega se chama Ingrid

22 de janeiro de 2004 09h44

Ingrid Alexandra é o nome que os príncipes Haakon Magnus e Mette-Marit deram a sua filha recém-nascida, a futura rainha da Noruega, no Conselho de Estado extraordinário realizado hoje no Palácio Real de Oslo. Os príncipes escolheram o nome de Ingrid Alexandra por sua tradição no seio da família real, anunciou o primeiro-ministro norueguês, Kjell Magne Bondevik.

O rei Harald V e a rainha Maud estiveram ontem na residência dos novos pais em Skaugum, nos arredores de Oslo, para visitar sua neta nascida ontem. "O nascimento foi um sucesso. Como todos os avôs temos a neta mais maravilhosa do mundo", declarou o monarca Harald. A mãe, a princesa Mette-Marit, e a filha passam bem.

O bebê nasceu às 9h13 de ontem no Rikshospital de Oslo, com 51 centímetros e 3 quilos e 686 gramas. Poucas horas depois da chegada da princesa, 46% dos noruegueses opinavam em uma pesquisa do instituto "Opinion" para o jornal Aftenpostenque que a monarquia ficava reforçada pelo nascimento de uma menina e 75% consideravam que a Noruega deve continuar sendo uma monarquia parlamentar.

Em 1990, foi modificado o artigo 6 da Constituição norueguesa para abrir a sucessão ao trono ao sexo feminino, mas a princesa Martha Louise não pôde adotar esse rol, apesar de ser a mais velha dos irmãos, já que a lei não tinha efeitos retroativos.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.