inclusão de arquivo javascript

 
 

Espanha: milhares participam de festa de San Fermín

06 de julho de 2007 11h55 atualizado às 12h39

A multidão em frente à prefeitura formou um tapete vermelho e branco. Foto: AP

A multidão em frente à prefeitura formou um "tapete" vermelho e branco
Foto: AP

Milhares de pessoas se concentraram nesta sexta-feira nas estreitas ruas de Pamplona para participar de uma das mais famosas festas da Espanha, o Festival de San Fermín. Durante os festejos, que acontecem desde 1591 em homenagem ao santo, atraem milhares de turistas todos os anos, que fogem de touros soltos pelas ruas da cidade.

» Veja mais fotos
» Seis são feridos na festa de San Firmín
» San Firmín reúne multidão em Pamplona

"Pamploneses e pamplonesas, viva San Fermín", anunciou na abertura do evento a prefeita da cidade, Yolanda Barcina. Um grande público lotou a praça em frente à prefeitura, a maioria vestida com camisas e calças brancas e usando um lenço vermelho no pescoço.

A festa reúne cerca de 1 milhão de pessoas, que se divertem com muita bebida e dança. Também é nesta celebração que ocorre a famosa corrida de touros pelas ruas da cidade. Devido ao mal trato aos animais, a brincadeira desencadeia protestos de grupos ecológicos ao redor do mundo.

Pessoas também ficam freqüentemente feridas. As autoridades também já contabilizaram 13 pessoas mortas nos últimos 80 anos durante o período em que ocorrem as festividades.

AP - Copyright 2007 Associated Press. Todos os direitos reservados. Este material não pode ser publicado, transmitido, reescrito ou redistribuído.