inclusão de arquivo javascript

 
 

Imagens do momento da morte de Saddam caem na Web

31 de dezembro de 2006 06h38 atualizado às 15h01

Em foto supostamente tirada por uma das testemunhas da execução, Saddam aparece dependurado na forca, provavelmente já morto. Foto: AP

Em foto supostamente tirada por uma das testemunhas da execução, Saddam aparece dependurado na forca, provavelmente já morto
Foto: AP

Pouco mais de 24 horas após a execução de Saddam Hussein, começaram a circular na Internet imagens do momento da morte do ex-ditador, enforcado em Bagdá por volta de 1h de sábado (horário de Brasília). As fotos, feitas a partir de um vídeo de celular, teriam sido tiradas por uma das testemunhas da morte. Em uma delas, o ex-presidente aparece dependurado na forca, aparentemente já morto.

» Veja o vídeo da execução
» Saddam é enterrado ao lado dos filhos em Tikrit
» Opine sobre a morte de Saddam
» Celular grava Saddam após execução
» Veja os últimos momentos de Saddam
» As fotos da execução
» Especial Saddam Hussein
» A trajetória de Saddam em fotos
» Conheça a biografia do ex-ditador

Com uma duração de 2 minutos e 38 segundos e péssima qualidade, o vídeo teria sido gravado por meio de um telefone celular. Na gravação, os carrascos gritam Moqtada, Moqtada!, em referência ao líder xiita radical Moqtada al Sadr, cujo pai e um tio foram assassinados sob o regime de Saddam.

Segundo as imagens, Saddam continua rezando no momento de cair no vazio. O corpo então cai brutalmente e se escuta um ruído de metal. Após alguns instantes de confusão, a câmera foca o rosto de Saddam.

Condenado à morte em 5 de novembro pela matança de 148 xiitas nos anos 80, o ex-ditador foi executado neste sábado numa sala dos serviços de inteligência militares em Jadamiya, bairro de maioria xiita no norte de Bagdá. Saddam foi enterrado por volta das 22h de ontem (cerca de 3h de domingo no Iraque), na sua cidade natal, Tikrit.

Durante o sábado, foram divulgados um vídeo com as últimas imagens de Saddam Hussein antes da execução e outro, aparentemente captado por celular, mostrando o ex-ditador já morto, enrolado em uma mortalha branca. No primeiro vídeo, a imagem é cortada no momento em que o carrasco põe a corda em torno do pescoço de Saddam.

A execução de Saddam foi seguida de atentados com carros-bomba que mataram no sábado mais de 70 pessoas em Bagdá e na cidade de Kufa, no sul do país, onde ficam vários santuários xiitas.

Redação Terra