PUBLICIDADE

Mundo

Presidente húngaro renuncia após escândalo de plágio em tese

2 abr 2012 - 08h52
(atualizado às 10h12)
Compartilhar

O chefe de Estado húngaro, Pal Schmitt, envolvido em um escândalo de plágio em seu trabalho universitário de doutorado, anunciou sua renúncia nesta segunda-feira no Parlamento. "Sob a Constituição, o presidente deve representar a unidade da nação húngara. Eu me tornei, infelizmente, um símbolo da divisão e sinto que meu dever é deixar o cargo", declarou aos deputados. "Sinto que meu dever é entregar meu mandato de presidente", declarou.

O presidente húngaro, Pal Schmitt, deixa o pódio do Parlamento após anunciar sua renúncia
O presidente húngaro, Pal Schmitt, deixa o pódio do Parlamento após anunciar sua renúncia
Foto: AFP

Em um primeiro momento, este leal amigo do primeiro-ministro conservador Viktor Orban havia descartado a possibilidade de renúncia. Na semana passada, ele perdeu o título de doutor, mas afirmou que não existia relação entre sua tese e a função de chefe de Estado. Em 29 de março, a Universidade Semmelweiss de Budapeste retirou o doutorado de Schmitt, por considerar plágio sua tese sobre a história dos Jogos Olímpicos, defendida há 20 anos. A Universidade justificou a decisão afirmando que a tese de doutorado não respondia "aos métodos científicos, nem éticos".

Schmitt declarou aos deputados ter feito um "trabalho honrado" e afirmou que a universidade "não tinha o direito" de retirar o título de doutorado. A revista húngara HVG revelou o caso no início de janeiro ao apresentar trechos da tese de Pal Schmitt, 69 anos, que eram a tradução do texto em francês de um especialista búlgaro, Nicolai Georgiev. "Ao perceber o trabalho do búlgaro Georgiev em 180 das 215 páginas da tese de Pal Schmitt, suspeitamos de plágio", destacou a revista.

Em 2011, na Alemanha, um caso de plágio em uma tese universitária terminou com a demissão do então ministro da Defesa Karl-Theodor zu Guttenberg, uma personalidade política em crescimento dentro da democracia cristã (CDU-CSU).

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade