PUBLICIDADE

Mundo

Cozinheira de Mandela lança livro com receitas preferidas do líder

2 fev 2012 - 17h25
(atualizado às 18h36)
Compartilhar

A cozinheira do ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela lançou nesta quinta-feira um livro com os pratos preferidos do líder, preparados por ela durante 19 anos.

Xoliswa Ndoyiya escreveu a obra Ukutya Kwasekhaya: Tastes from Nelson Mandela's Kitchen, que contém 60 receitas de pratos que ela preparou não só para o ex-presidente e sua família, mas também para convidados ilustres e chefes de estado.

O bisneto do líder, Luvuyo Mandela, que falou em nome da família durante a apresentação do livro, disse que a cozinheira, conhecida pelo apelido de "Xoli", foi o "melhor segredo guardado" pelo clã, e que além de tudo ela foi uma mãe para todos eles.

O representante da família Mandela agradeceu, emocionado, os sacrifícios da cozinheira, que passou mais tempo com eles do que com sua própria família: "Obrigado por tudo. Te queremos", afirmou o bisneto do ex-presidente da África do Sul, segundo comunicado da Fundação Nelson Mandela.

Ndileka Mandela, neta do prêmio Nobel da Paz de 1993, leu uma carta do ex-presidente e de sua esposa, Graça Machel, agradecendo os serviços da empregada.

"Seu amor e devoção a Madiba (apelido de Mandela na África do Sul) e a mim não podem ser explicadas com palavras", dizia a carta. Os dois não compareceram ao evento devido ao delicado estado de saúde do ex-presidente.

Xoliswa Ndoyiya, por sua parte, afirmou que não é segredo que ela alimentou seu "pai e líder", e descreveu o verdadeiro segredo de sua cozinha: "O amor. É preciso se cozinhar os alimentos com amor".

A cozinheira chegou ao evento com uma cópia de seu livro emoldurada com uma placa de agradecimento de Nelson Mandela com a inscrição: "Obrigado por nos alimentar durante estes anos".

EFE   
Compartilhar
Publicidade