PUBLICIDADE

Mundo

Nota em site ligado à Al-Qaeda diz que "jihad" continuará

2 mai 2011 - 08h45
(atualizado às 10h33)
Compartilhar

Um comunicado divulgado em um site ligado à rede terrorista Al-Qaeda assegurou hoje que a jihad (guerra santa) contra os "infiéis" continuará, e que a morte do líder da organização, Osama bin Laden, não será chorada. "Dizemos a (Barack) Obama que não vamos chorar por Osama, não ficaremos tristes por sua morte, não aceitaremos o luto por ele, não vamos escrever homenagens e iremos sim lhes dar alguns dias para comemorar e depois retomaremos a guerra islâmica contra a heresia", diz o comunicado, assinado por Hussein bin Mahmoud, um seguidor da Al-Qaeda.

info, infográfico, mapa, localização, bin laden, rts
info, infográfico, mapa, localização, bin laden, rts
Foto: Reuters

A nota foi publicada pelo site Ansar al Mujahideen, na qual costumam ser divulgadas notas da Al-Qaeda e grupos aliados. "Não queremos operações aqui e lá como vingança, queremos operações qualitativas, que sejam planejadas com sabedoria e paciência para que tragam frutos e façam com que os atentados de Washington sejam esquecidos", disse Mahmoud, colaborador habitual desta e de outras páginas ligadas à rede terrorista.

Além disso, ele adverte sobre os atos de vingança e atentados individuais e esporádicos porque, segundo ele, na maioria dos casos têm "resultados contraditórios". O comunicado pede no final aos dirigentes terroristas que se "reorganizem" e anunciem um sucessor de Bin Laden, e que comecem a preparar a próxima etapa.

Membros de fóruns jihadistas, que defendem a guerra santa, disseram também nesta segunda-feira que rezaram para que a notícia da morte de Osama Bin Laden não fosse verdade, e sugeriram que haveria retaliação caso ela se confirmasse. "Oh, Deus, por favor faça com que essa notícia não seja verdade... Deus o amaldiçoe, Obama", disse uma mensagem em um fórum em língua árabe. "Oh, americanos... ainda é legal para nós cortar seus pescoços".

"Osama pode ter sido morto, mas sua mensagem de jihad nunca morrerá. Irmãos e irmãs, esperem e vejam, sua morte será uma bênção disfarçada", disse uma mensagem em outro fórum islâmico.

Morte de Osama bin Laden

Na noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. Antes das forças americanas agirem, o líder dos EUA informou ao presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, que o terrorista havia sido localizado em mansão na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão. "Ligamos para o presidente paquistanês para deixar claro que não estávamos declarando guerra ao governo", informou Obama. "Os EUA não estão nem nunca estarão contra o Islã, mas contra a Al-Qaeda e seus líderes", afirmou. Segundo Obama, matar Osama bin Laden era prioridade do governo americano. "A justiça foi feita", disse. Mentor dos ataques de 11/9, Osama bin Laden era o terrorista mais procurado do mundo.

Com informações da Reuters

EFE   
Compartilhar
Publicidade