PUBLICIDADE

Mundo

Neurologista e escritor britânico Oliver Sacks morre aos 82 anos

30 ago 2015 - 14h20
Compartilhar
Exibir comentários

O neurologista e escritor britânico Oliver Sacks morreu hoje (30), na casa dele, em Nova York, aos 82 anos. O autor, reconhecido tanto pelo público em geral como pela comunidade científica, vendeu mais de 1 milhão de cópias nos Estados Unidos. A obra Tempo de Despertar (1973), sobre um grupo de doentes com casos raros de encefalite, foi adaptada ao cinema em 1990 com a interpretação dos atores Robin Williams e Robert De Niro.

O Homem que Confundiu sua Mulher com um Chapéu é outro título conhecido de Sacks que foi traduzido para o português.

A assistente pessoal de Sacks, Kate Edagr, confirmou à informou a edição online do jornal The New York Times que a causa da morte foi um câncer diagnosticado há nove anos.

Em artigo publicado em fevereiro no The New York Times, Sacks, que nasceu em Londres, anunciou que o tumor que tinha em um olho, e do qual pensava estar curado, tinha formado metástase no fígado e estava em fase terminal. Oliver Sacks ficou cego desse mesmo olho, após sessões de radioterapia e um tratamento a laser.

Nos seus livros, Oliver Sacks tentava explicar aos leitores síndromes como o de Tourette ou de Asperger. O escritor recebia mais de 10 mil cartas por ano.

Em fevereiro, no texto publicado no The New York Times, dirigiu-se aos leitores e afirmou: “Devo decidir como viver os meses que me restam. Tenho de vivê-los da maneira mais rica, intensa e produtiva que conseguir”.

No mesmo texto, descreveu a sua vida como um “privilégio” e uma “aventura” e disse que não podia fingir que não sentia medo perante os fatos. “Mas o sentimento que prevalece em mim é a gratidão”, escreveu Oliver Sacks.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade