PUBLICIDADE

Mundo

Naufrágios deixam ao menos 700 mortos no Mar Mediterrâneo

29 mai 2016 - 10h32
(atualizado às 10h45)
Compartilhar
Exibir comentários

A Organização das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) afirmou neste domingo (29/05) que ao menos 700 migrantes morreram afogados nesta semana em três naufrágios no Mar Mediterrâneo, durante a tentativa de chegar à Europa.

Dois dos 1.000 imigrantes da África subsariana resgatados no mar Mediterrâneo em 26 de maio de 2016.
Dois dos 1.000 imigrantes da África subsariana resgatados no mar Mediterrâneo em 26 de maio de 2016.
Foto: EFE

Os naufrágios dos últimos três dias parecem representar a maior perda de vidas relatadas no Mar Mediterrâneo desde abril de 2015, quando um único navio afundou com cerca de 800 pessoas.

A porta-voz da Acnur, Carlotta Sami, estima em 100 pessoas o número de desaparecidos após o nafráugio de um barco de traficantes de seres humanos na quarta-feira ao largo da costa da Líbia.

Ela disse, ainda, que cerca de 550 migrantes estão sumidos após outra embarcação afundar na manhã de quinta-feira. Refugiados que viram o barco virar afirmaram que ele levava 670 pessoas, não tinha motor e estava sendo rebocado por outra embarcação antes de afundar.

Ela declarou, ainda, que cerca de 25 pessoas do primeiro barco conseguiram alcançar o segundo, 79 foram resgatadas por patrulhas internacionais e 15 corpos foram recuperados.

No terceiro naufrágio, ocorrido na sexta-feira, Sami afirmou que 135 pessoas foram resgatadas, 45 corpos foram retirados do mar e ainda é desconhecido o número de pessoas desaparecidas. Pelo fato de os corpos sumirem em mar aberto, é impossível ter o número exato de mortos.

Organizações humanitárias e autoridades de resgate dependem dos relatos de sobreviventes para entender o que aconteceu. A polícia italiana confirmou os detalhes do afundamento do barco de quinta-feira, mas, realizando entrevistas com sobreviventes, apareceu com um número diferente de desaparecidos.

Segundo a Guarda Costeira italiana e a ONU, 14 mil pessoas foram salvas durante operações no Mar Mediterrâneo na última semana. Ainda não está claro, no entanto, quantas pessoas morreram afogadas na tentativa de chegar à Europa durante o mesmo período.

FC/afp/rtr/ap/dpa

Deutsche Welle A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade