PUBLICIDADE

Mundo

Natalie Portman defende o microcrédito no combate à pobreza

28 jul 2014 - 13h00
Compartilhar
Exibir comentários
Trabalhando com a FINCA e viajando constantemente para países em busca de histórias de mulheres que se reinventaram com a ajuda da organização, Natalie diz se sentir realmente afortunada por tudo que tem
Trabalhando com a FINCA e viajando constantemente para países em busca de histórias de mulheres que se reinventaram com a ajuda da organização, Natalie diz se sentir realmente afortunada por tudo que tem
Foto: Jamie McCarthy / Getty Images

Consagrada em 2011 com um Oscar de Melhor Atriz por sua atuação no filme Cisne Negro, a atriz israelense Natalie Portman, 33 anos, coleciona uma longa lista de sucessos em Hollywood. Mas engana-se quem pensa que beleza e talento são os únicos atributos da moça.

Bailarina desde os quatro anos e atriz desde os 12, ela se formou em Psicologia na Universidade de Harvard, abriu uma produtora e, desde 2003, atua em diversas causas ambientais e sociais com destaque especial para a microfinança como meio de desenvolver o potencial e a força das mulheres no mundo.

Ellen DeGeneres luta pela justiça e igualdade de direitos

Beckham, o craque onipresente que nutre apreço pelo Brasil

Em fevereiro deste ano, Natalie juntou-se à iniciativa israelense Operation Human Warmth (Operação Calor Humano), com o intuito de ajudar os refugiados sírios. A atriz doou roupas e dinheiro à causa lançada em janeiro para coletar peças de frio e outros itens de primeira necessidade para todas as famílias que fugiram e ainda fogem da guerra civil na Síria.

“No meio de um inverno brutal, essas crianças não têm abrigo e suas vidas estão praticamente à mercê do frio. Eu estou orgulhosa de fazer parte de uma operação em que a juventude israelense tem se mobilizado para ajudar aqueles que mais precisam”, disse ela.

Conhecida por abraçar iniciativas ambientais, no início de 2011, Natalie enviou uma carta à Agência de Proteção Ambiental (EPA) pedindo para que a empresa limitasse a poluição de mercúrio, metal muito utilizado nas usinas de carvão nos Estados Unidos.

No mesmo ano, Natalie se juntou à entidade beneficente Free the Children (Liberte as Crianças) para lançar a campanha The Power of a Girl (O Poder de uma Garota), com o intuito de mostrar a importância da educação de meninas em nações em desenvolvimento.

Microcrédito, a causa da estrela

A atriz é uma das principais defensoras do microcrédito no combate à pobreza. Em 2004, foi nomeada embaixadora internacional da esperança pela The Foundation for International Community Assistance (FINCA International), uma instituição de microcrédito que serve famílias pobres em países em desenvolvimento com o objetivo de reduzir a pobreza por meio da inclusão financeira.

Negócio social é arma contra pobreza, diz banqueiro bengali 

Em 2007, ao lado da rainha da Jordânia, Rania Al-Abdullah, 43 anos, Natalie lançou a campanha Village Banking (Vila Bancária), buscando mobilizar as pessoas e os recursos necessários para levar serviços financeiros para um milhão de famílias de baixa renda no mundo, através da criação de 100 mil vilas bancárias.

<p>A atriz também é uma das principais defensoras do microcrédito no combate à pobreza. Em 2004, foi nomeada embaixadora internacional da esperança pela The Foundation for International Community Assistance (FINCA International)</p>
A atriz também é uma das principais defensoras do microcrédito no combate à pobreza. Em 2004, foi nomeada embaixadora internacional da esperança pela The Foundation for International Community Assistance (FINCA International)
Foto: Neilson Barnard / Getty Images

Mais do que estabilidade financeira, para Natalie, a microfinança é uma história do desenvolvimento da força feminina. “Quando as mulheres conversam comigo, elas dizem o quanto se sentem bem com elas mesmas. Quando você pergunta qual a melhor coisa que aquilo lhes trouxe, elas dizem: ‘Eu pude chutar para fora o homem que estava me batendo’”, conta Natalie.

Fonte: Dialoog Comunicação
Compartilhar
Publicidade
Publicidade