|
O Vaticano teve saldo positivo em 2004, mas suas finanças podem ter piorado neste ano, com o aumento dos custos devido ao funeral do papa João Paulo II.
O cardeal Sergio Sebastiani, presidente do departamento de assuntos econômicos da Santa Sé, afirmou em coletiva de imprensa que o Vaticano pode fechar 2005 sem lucro nem prejuízo, embora ele tenha esperança de que o resultado possa ser melhor. Ele se negou a dar detalhes sobre as despesas gastas no funeral de João Paulo II e como elas poderiam afetar o orçamento de 2005.
Questionado se o funeral, um dos maiores da história recente, poderia afetar as contas de 2005, o vice-porta-voz do Vaticano, padre Ciro Benedettini, afirmou: "Esperamos fechar sem ganhos nem perdas." A Santa Sé, centro administrativo dos 1,1 bilhão de católicos do mundo, fechou 2004 com um lucro de 3,1 milhões de euros (US$ 3,7 milhões), graças a menores despesas em algumas missões diplomáticas e flutuação monetária.
A morte e o funeral de João Paulo II atraíram milhões de pessoas ao Vaticano e criaram uma carga de trabalho sem precedentes para todos os seus departamentos.Importantes doadores da Igreja alertaram que Bento 16 precisa melhorar as arrecadações, prejudicadas pela desilusão entre os fiéis após os escândalos de abuso sexual praticados pelo clero nos Estados Unidos.
|