2 eventos ao vivo

Morre Chris Haney, um dos criadores do jogo "Trivial Pursuit"

1 jun 2010
16h22
atualizado às 16h35

Chris Haney, um dos dois criadores do famoso jogo de perguntas e respostas "Trivial Pursuit", morreu ontem em um hospital de Toronto (Canadá) aos 59 anos em consequência de uma doença que tinha há tempo, informou hoje a imprensa local.

Haney, que trabalhava para o jornal Montreal Gazette, e o jornalista esportivo Scott Abbott projetaram o jogo em dezembro de 1979 quando se divertiam com o popular jogo de tabuleiro "Scrabble" (palavras cruzadas).

Dois anos depois, os primeiros 1,1 mil jogos do "Trivial Pursuit", no qual os jogadores têm de fazer perguntas sobre vários temas para continuar vencendo, foram postos à venda a um preço de US$ 15 cada.

Mas foi em 1983, quando licenciaram o jogo a uma empresa americana, que os dois criadores começaram a ganhar dinheiro com a invenção.

Em 1984, venderam 20 milhões de cópias e a revista Time o qualificou como "o maior fenômeno na história dos jogos", conforme lembrou nesta terça-feira o jornal The Globe and Mail. Foram vendidas 100 milhões de unidades em 26 países e 17 idiomas.

Em 2008, a multinacional americana Hasbro comprou o "Trivial Pursuit" por US$ 80 milhões.

EFE   

compartilhe

publicidade