PUBLICIDADE

Mundo

Mitt Romney admite sua derrota e felicita Obama

7 nov 2012 - 04h38
Compartilhar

Boston (EUA) O aspirante republicano à Casa Branca, Mitt Romney, admitiu hoje sua derrota nas eleições presidenciais e felicitou o líder Barack Obama por sua reeleição.

"Acabo de ligar para o presidente Obama para felicitá-lo por sua vitória", afirmou Romney perante milhares de partidários no quartel-general de sua campanha, em Boston.

"Este é um momento de grandes desafios para os Estados Unidos e rezo para que o presidente tenha êxito guiando a nossa nação", acrescentou, em um breve discurso de apenas cinco minutos.

Ainda à espera dos resultados finais da Flórida, Romney soma 206 votos no Colégio Eleitoral, enquanto Obama tem 303.

Romney, que se esforçou para manter o sorriso após uma noite decepcionante, afirmou que a eleição terminou e que o país se encontra em "um ponto crítico", antes de acrescentar: "não podemos continuar as rixas políticas".

Por isso, pediu aos dirigentes políticos e aos cidadãos que busquem a unidade do país, e que democratas e republicanos "ponham o povo acima da política".

Romney ressaltou, entre os aplausos de seus partidários, que tanto ele como o seu candidato a vice-presidente, Paul Ryan, haviam "dado tudo" durante a intensa campanha.

Mitt Romney agradeceu o enorme trabalho de Ryan e dos voluntários de sua campanha, assim como o esforço de sua esposa, Ann, que, segundo ele, "teria sido uma primeira-dama maravilhosa".

"Acredito nos Estados Unidos e acredito no povo dos Estados Unidos", indicou.

"Gostaria muito de ter sido capaz de poder liderar o país em outra direção. Mas o país elegeu outro líder, e Ann e eu lhes pedimos que se unam a nós para rezar por ele e por este grande país", concluiu Romney.

Mitt Romney pronunciou seu discurso pouco após fazer uma breve ligação a Obama para reconhecer sua derrota, tal qual estabelece o protocolo eleitoral americano, uma conversa sobre a qual não foram divulgados detalhes.

Em paralelo, Obama enviou um e-mail a seus partidários para agradecer por seu apoio nesta apertada disputa, e repetiu seu agradecimento através do Twitter. EFE

afs/pa

EFE   
Compartilhar
Publicidade