PUBLICIDADE

Mundo

Ministro pouco conhecido é nomeado premiê do Egito

Compartilhar

CAIRO, 24 Jul (Reuters) - O presidente egípcio, Mohamed Mursi, pediu ao ministro de Recursos Hídricos, Hisham Kandil, que é pouco conhecido fora do Egito, para formar um novo governo, desapontando investidores que esperavam um especialista econômico de alta visibilidade.

Kandil era um burocrata com anos de experiência no Ministério até ser apontado como ministro em julho do ano passado, após a queda do presidente Hosni Mubarak. Ele obteve seu doutorado em irrigação pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos, em 1993, de acordo com a página do Ministério dos Recursos Hídricos no Facebook.

Um porta-voz de Mursi, político da Irmandade Muçulmana que foi empossado como o primeiro presidente eleito livremente no Egito, no dia 30 de junho, descreveu Kandil como um "patriota independente" que não havia pertencido a um partido nem antes e nem depois da revolta popular contra Mubarak, de acordo com a agência de notícias estatal.

No entanto, a barba de Kandil gerou especulações de que ele simpatizava com islamistas. Ele negou ser afiliado a qualquer grupo islamista, mas disse à Al Jazeera em uma entrevista no ano passado que havia deixado a barba crescer por senso de dever religioso.

Kandil não apareceu na longa lista de potenciais candidatos a primeiro-ministro que a mídia egípcia circulava desde que Mursi assumiu o gabinete há três semanas.

"Esta é uma grande surpresa, uma vez que a maioria dos nomes colocados eram do setor financeiro. O mercado está definitivamente reagindo negativamente", disse Mohamed Radwan, da Pharos Securities.

(Reportagem de Tom Perry, Tamim Elyan, Patrick Werr e Tom Pfeiffer)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade