PUBLICIDADE

Mundo

México eleva alerta em estados e inicia evacuação por tempestade "Lorena"

6 set 2013 - 18h13
(atualizado às 20h17)
Compartilhar

As autoridades mexicanas elevaram nesta sexta-feira o nível de alerta de amarelo (moderado) a laranja (perigo alto) no extremo sul do estado de Baja Califórnia Sur,por causa da aproximação da tempestade tropical "Lorena".

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) informou que o centro de "Lorena" se encontrava às 13h locais (15h de Brasília) 50 quilômetros ao sul do Cabo São Lucas, e a 340 ao noroeste das Ilhas Marias, no estado de Nayari.

O SMN prevê que a tempestade, que se desloca a 19 km/h rumo ao noroeste, "impacte em um ponto perto de Santa Fé, possivelmente como depressão tropical amanhã cedo".

Desde ontem um conselho estadual que supervisionará a passagem da tempestade foi instalado e a Defesa Civil já preparou abrigos para os necessitados durante a passagem de "Lorena".

O coordenador de Defesa Civil dos Cabos, Joaquín Téllez disse que até o momento "70 pessoas" foram retiradas das áreas de risco. Uma embarcação de pesca naufragou, mas os dois ocupantes foram resgatados.

"Lorena" é o 12º ciclone tropical com nome da temporada 2013 no Pacífico. Foram previstos 19 ciclones tropicais, dentre eles seis tempestades, oito furacões moderados e cinco intensos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade