PUBLICIDADE

Mundo

Merkel é reeleita presidente da CDU com 97,94% dos votos

4 dez 2012 - 12h49
Compartilhar

Hannover (Alemanha) A chanceler alemã, Angela Merkel, foi reeleita nesta terça-feira como presidente da União Democrata-Cristã Alemã (CDU), que lidera desde 2000, com 97% dos votos do congresso do partido, realizado em Hannover.

Desta forma, o congresso do CDU, que reuniu cerca de mil delegados, expressou seu claro respaldo à chanceler com vista nas eleições legislativas previstas para setembro de 2013.

Merkel preside a CDU há 12 anos e, em sua última eleição no partido, realizada em 2010, obteve o apoio de 90,4% dos delegados.

"Estou emocionada" e "agradeço a confiança depositada em minha pessoa", declarou Merkel em um breve discurso após a divulgação do resultado da votação, no qual comunicou que aceitava continuar à frente da CDU.

Antes do início da votação, a chanceler e líder da formação realizou um vibrante discurso aos delegados, no qual definiu seu partido e sua coalizão de Governo com os liberais como uma "bússola firme" em "tempos turbulentos", vivenciados tanto pela zona do euro como pelo resto do mundo.

O congresso da CDU em Hannover é considerado o tiro de largada oficial da pré-campanha para as eleições de 2013.

No domingo, nesta mesma cidade, o outro congresso, em formato reduzido, será realizado, o do Partido Social-Democrata (SPD), que tem o único objetivo confirmar Peer Steinbrück como candidato à Chancelaria.

Steinbrück, que foi ministro das Finanças na primeira legislatura de Merkel em grande coalizão, é o único aspirante do SPD para lutar pela Chancelaria e o principal rival da atual chefe do Governo. EFE

gc/fk

EFE   
Compartilhar
Publicidade