PUBLICIDADE

Mundo

Merkel é eleita mulher mais poderosa do mundo pela 3ª vez seguida

22 mai 2013 - 11h36
(atualizado às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Angela Merkel, a mulher mais poderosa do mundo pelo terceiro ano seguido
Angela Merkel, a mulher mais poderosa do mundo pelo terceiro ano seguido
Foto: AP

Pela sétima vez nos últimos dez anos, a chanceler alemã Angela Merkel foi eleita a mulher mais poderosa do mundo em um ranking elaborado pela revista americana Forbes. Esta é a terceira vez consecutica que ela encabeça a lista.

Chefe de governo da maior economia da União Europeia, Merkel é o principal rosto no combate à crise econômica e pela prescrição de políticas "linha-dura" de austeridade para as combalidas economias do bloco. "É a coluna vertebral da União Europeia e carrega o destino do euro nas costas", diz a Forbes. 

A revista salienta que Merkel colocará o seu poder a julgamento popular ainda este ano nas eleições gerais da Alemanha, quando concorrerá a um terceiro mandato como chanceler. Ela ocupa o cargo desde 2005. 

O segundo lugar da lista ficou com a presidente do Brasil, Dilma Roussef. Sobre ela, a Forbes ressalta que a presidente, com sua "ênfase no empresariado", tem inspirado "uma nova geração de empreendimentos", apesar de muitos a criticarem por "favorecer políticas de desenvolvimento acima das preocupações humanitárias".

Dilma era a terceira colocada no ano passado, mas ganhou uma posição com a saída de Hillary Clinton, agora quinta colocada, do posto de secretária de Estado americana.

Outra brasileira aparece entre as 20 primeiras da lista da revista americana: a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, no 18º lugar, duas posições à frente do espaço ocupado ano passado.

Segundo a Forbes, 40% das listadas são as primeiras mulheres em seus cargos (incluindo Dilma e Merkel), como a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf (87ª), a presidente-executiva da IBM, Virginia Rometty (12ª). 

Além de chefes de Estado e de governo, a lista conta com a presença de diversas empresárias, especialmente na área de tecnologia, e de artistas, como Oprah (13ª) e Beyoncé (17ª). A classificação é feita por "fortuna, presença na mídia e impacto", segundo a revista.

A lista da Forbes conta com representantes de 26 nacionalidades, mas com um claro domínio americano. A mais jovem do ranking continua sendo a cantora americana Lady Gaga (27 anos, 45ª) e a mais velha, a rainha Elizabeth II, da Inglaterra (87 anos, 40ª).

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade