PUBLICIDADE

Mundo

Mercosul suspende Paraguai até novas eleições e incorpora Venezuela

Compartilhar

Mendoza (Argentina) O Mercosul anunciou nesta sexta-feira que incorporará a Venezuela como membro pleno em julho, sem o aval do Congresso do Paraguai, país que foi suspenso do bloco até as eleições de abril de 2013 pela destituição de Fernando Lugo.

A decisão foi adotada pelos presidentes de Argentina, Brasil e Uruguai na cúpula semestral do Mercosul realizada na cidade argentina de Mendoza, sem a presença de representantes do Paraguai, o quarto entre os membros fundadores e plenos do grupo.

A presidente argentina, Cristina Kirchner, anunciou que a incorporação da Venezuela será concretizada em reunião especial no dia 31 de julho, no Rio de Janeiro, e explicou que a decisão de agregar a Venezuela como membro pleno fortalece o bloco regional frente à crise global.

O processo de entrada da Venezuela no Mercosul foi iniciado em 2006, mas seu andamento era dificultado pela recusa do Congresso paraguaio em ratificá-lo. Portanto, a incorporação será possível pela suspensão temporária do Paraguai até a realização de novas eleições, previstas para o próximo ano.

"Resolvemos suspender o Paraguai temporariamente até que seja realizado um novo processo democrático, com eleições livres para eleger um novo presidente", disse Cristina.

Os chefes de Estado da Argentina, Uruguai e Brasil decidiram, além disso, não aplicar sanções econômicas ao Paraguai, e ressaltaram que a suspensão não diminui o compromisso com o desenvolvimento do país.

"De acordo com o estabelecido no protocolo, a plena vigência democrática é condição essencial para o processo de integração. O espírito do protocolo é o restabelecimento da institucionalidade, sem que isso menospreze o funcionamento do bloco", indicou a resolução sobre o Paraguai aprovada na Cúpula.

A Venezuela, país historicamente mais ligado à região do Caribe do que ao Cone Sul, solicitou em dezembro de 2005 sua incorporação como membro pleno do Mercosul.

Graças à sintonia política entre os Governos da região, a negociação aconteceu em tempo recorde: o texto do protocolo de adesão ficou pronto no final de maio de 2006, e foi assinado pelos presidentes em julho do mesmo ano.

No entanto, sua entrada em vigência ficou paralisada com a recusa do Parlamento paraguaio de ratificá-lo. EFE

nk/cs/cl

(fotos) (vídeo)

EFE   
Compartilhar
Publicidade