PUBLICIDADE

Mundo

Menina mata ao menos 16 em ataque suicida na Nigéria

26 jul 2015 - 20h53
Compartilhar
Exibir comentários

Uma menina de aproximadamente 10 anos praticou um atentado suicida neste domingo no nordeste da Nigéria, matando ao menos 16 pessoas, segundo autoridades policiais.

Foto: BBC

O ataque ocorreu nas imediações de um mercado lotado na cidade de Damaturu, no Estado de Yobe. Cerca de 50 pessoas ficaram feridas.

Nenhum grupo havia assumido a autoria do ataque até a publicação desta reportagem, mas o grupo militante islâmico Boko Haram foi responsabilizado por atentados semelhantes nos últimos meses.

Duas mulheres-bomba já haviam matado nove pessoas em Damaturu neste mês de julho.

O porta-voz da polícia de Yobe afirmou que a criança acionou os explosivos em meio a uma grande concentração de pessoas que passavam por revista policial antes de entrar no mercado.

Em ataque anterior, em 17 de julho, as duas mulheres-bomba - uma também com cerca de 10 anos - mataram pessoas que esperavam para fazer orações no festival muçulmano de Eid.

O Boko Haram intensificou recentemente suas ações após sofrer derrotas por forças nigerianas apoiadas por tropas de países vizinhos.

Raio-X

  • Criado em 2002, tinha ação inicial voltada contra a educação ocidental - Boko Haram significa "educação ocidental é proibida" no idioma Hausa.
  • Lançou operações militares em 2009, matando milhares, sobretudo no nordeste da Nigéria, e sequestrando centenas, sendo pelo menos 200 meninas estudantes.
  • Juntou-se ao grupo extremista autodenominado Estado Islâmico e agora se denomina "província do oeste da África".
  • Tomou uma área ampla no nordeste da Nigéria, que declarou como califado.
  • Forças regionais retomaram grande parte da área em 2015.
  • BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
    Compartilhar
    Publicidade
    Publicidade