PUBLICIDADE

Mundo

Membros da UE prometem 31,5 bilhões de euros a países pobres

28 mai 2013 - 19h37
(atualizado às 20h04)
Compartilhar

Os ministros da União Europeia concordaram nesta terça-feira em alocar 31,5 bilhões de euros em fundos de desenvolvimento para países da África, do Caribe e do Pacífico nos próximos sete anos, um leve aumento na ajuda apesar de medidas de austeridade em muitas nações do bloco europeu.

Ministros do Desenvolvimento da UE reunidos em Bruxelas prometeram a soma por meio do Fundo Europeu de Desenvolvimento, que reúne a ajuda dos Estados membros para países da África, do Caribe e do Pacífico e que é supervisionado pela Comissão Europeia.

O financiamento, que concede capital de investimento assim como doações, será executado ao longo do orçamento da UE de 2014-2020, embora não faça parte do fundo de desenvolvimento de longo prazo.

O orçamento de sete anos da UE aprovado em fevereiro teve a primeira redução líquida da história do bloco, embora a alocação do fundo europeu acordada nesta terça-feira tenha marcado um ligeiro aumento em relação à última rodada, em 2008.

Os maiores contribuintes para o fundo são Alemanha, França, Grã-Bretanha e Itália.

Os ministros também reafirmaram a meta para os países da UE de contribuir com 0,7 por cento de seu rendimento nacional bruto para a assistência ao desenvolvimento até 2015. Grupos de ajuda, no entanto, acreditam que as nações não conseguirão cumprir esse objetivo a tempo.

(Reportagem de Ethan Bilby)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade