PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Melhora de Mandela é "lenta, mas constante", diz governo

11 ago 2013 - 11h28
(atualizado às 12h30)
Compartilhar
Exibir comentários

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está se recuperando lentamente, mas ele permanece em estado crítico, informou o governo do país neste domingo, em sua primeira atualização sobre o estado dele em quase duas semanas.

O líder anti-apartheid, de 95 anos, foi internado em um hospital de Pretória há dois meses para o tratamento de uma recorrente infecção pulmonar.

"O ex-presidente está tendo uma melhora lenta, mas constante", informou a Presidência da África do Sul em um comunicado, acrescentando Mandela ainda permanece em estado crítico.

A filha mais nova de Mandela disse à emissora estatal SABC na sexta-feira que a saúde de seu pai tem melhorando a cada dia e ele já consegue sentar-se por alguns minutos.

Mandela se tornou o primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente em eleições livres de restrições raciais em 1994, que marcaram o fim do regime do apartheid.

Ele passou 27 anos na prisão durante o regime da minoria branca, incluindo 18 anos na notória colônia penal da Ilha Robben. Sua infecção pulmonar remonta ao tempo em que era prisioneiro na ilha varrida pelo vento, onde ele e outros prisioneiros eram forçados a trabalhar em uma pedreira de calcário.

Sul-africanos celebram 95º aniversário de Nelson Mandela

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade