PUBLICIDADE

Mundo

Medvedev estabelece regime especial de segurança em aeroportos

24 jan 2011 - 13h55
(atualizado às 18h59)
Compartilhar
Solly Boussidan
Direto de Sochi

O presidente da rússia, Dmitry Medvedev veio a público há pouco em cadeia televisiva nacional para expressar seu pesar e condolência às famílias das vítimas do atentado ocorrido nesta segunda-feira no aeroporto Domodedovo em Moscou. Falando em uma conferência realizada na residência presidencial, Medvedev declarou um regime de segurança especial para os aeroportos moscovitas e principais centros de transporte do país.

Explosão em aeroporto russo mata pelo menos 31 pessoas:

Ao menos 35 pessoas morreram e 152 ficaram feridas em uma explosão ocorrida nesta segunda no aeroporto internacional Domodedovo. As circunstâncias do incidente, ocorrido por volta das 16h40 locais (11h40 pelo horário de Brasília) ainda não são claras, mas as autoridades russas acreditam em um atentado terrorista.

"É necessário declarar um regime especial em todos os aeroportos e pontos de conexão do país. Já determinei a (Igor) Levitin (Ministro dos Transportes da Rússia) e ao Ministro do Interior que realizem todos os procedimentos necessários de forma conjunta com o Escritório Federal de Segurança (EFS)", declarou Medvedev.

"Nossa primeira prioridade é prestar auxílio às vítimas. Precisamos monitorar a situação com atenção e aprovar alguns atos legislativos. Está claro que alguns procedimentos de segurança não estão funcionando de maneira adequada e que algumas das leis não estão sendo postas em prática como deveriam", acrescentou o presidente, que adiou sua ida à cidade suíça de Davos, onde participaria do Fórum Econômico Mundial.

Medvedev determinou ainda que o prefeito e o governador de Moscou se dirigissem diretamente ao aeroporto para participar dos esforços investigativos iniciais e dar suporte às vítimas. O presidente russo criou logo após o atentado um Comitê Investigativo dentro do EFS, que ficará exclusivamente a cargo das investigações do atentado.

As autoridades locais já declararam ter quase certeza absoluta de que a explosão foi causada por terroristas suicidas e especulam sobre a possibilidade de uma ligação com militantes do norte do Cáucaso. Até o momento foram confirmadas 35 mortes na explosão. Pelo menos 50 pessoas estão hospitalizadas em estado médio ou grave, segundo informou a agência de notícias estatal RIA Novosti.

Passageiros

Além da coletiva em cadeia nacional organizada pelo presidente russo, as emissoras de TV e rádio do país tentaram transmitir um pouco da sensação de pânico das pessoas que estavam presentes no aeroporto no momento do atentado.

A rádio Rossyia Sluzhba entrevistou ao vivo um passageiro chamado Alexey Vavilov, que se dirigia a Yekaterimburgo. De acordo com Vavilov, o saguão de partidas operava normalmente quando ele escutou um barulho muito forte. "Em um primeiro momento achamos que algo estava errado, mas as pessoas voltaram a agir naturalmente e demos o caso por encerrado. Só percebi que algo estava errado mesmo, quando começamos a ouvir sirenes e ver policiais correndo pelo terminal", disse o passageiro.

Em entrevista telefônica à rede de notícias Russia Today (RT), a passageira Tatyana Popova contou que aguardava para fazer o check-in para seu voo, quando escutou as explosões. "Em um primeiro momento avisaram no sistema de alto-falantes que a situação estava sob controle e que os voos não seriam cancelados, mas com a movimentação das equipes de emergência, as autoridades encerraram os procedimentos de embarque e diversos voos foram retidos. No saguão de chegadas, havia muita gente sendo socorrida e um aglomerado de pessoas tentando sair. Para evitar uma tragédia maior, bombeiros quebraram algumas paredes para que as pessoas pudessem escapar de lá", contou.

A narrativa mais dramática foi a de uma entrevistada chamada Elena Balethina, também à RT. Dona de um café localizado a cerca de 100 m do local da explosão, Elena contava com a voz embargada, que a violência das bombas foi tão grande que feriu colegas seus distantes do local onde foram detonadas. "Um pedaço do teto caiu perto de mim e tudo ficou cheio de fumaça. Eu senti um calor enorme primeiro e ouvi um barulho muito alto. Depois veio uma chuva de pedras e estilhaços. Uma colega minha foi levada bastante ferida pelo serviço de resgate a um hospital. Não sei como ela está", contou Balethina.

Domodedovo

O aeroporto Domodedovo é o mais movimentado e importante da Rússia. Localizado há cerca de 22 Km a sudeste de Moscou, o Domodedovo é o mais moderno e eficiente dos três aeroportos que servem à capital russa. Apesar disso, analistas frequentemente apontam deficiências em seus procedimentos de segurança.

Em 2004, dois aviões que partiam do aeroporto foram explodidos em pleno ar por suicidas do sexo feminino ligados a grupos separatistas do norte do Cáucaso. As investigações realizadas na época do atentado determinaram que elas conseguiram passar pela segurança e embarcar sem mostrar identificação após subornarem funcionários do Domodedovo.

O aeroporto tem um fluxo anual de cerca de 22 milhões de passageiros e liga Moscou a 244 destinos domésticos e internacionais, operados por 77 linhas aéreas de todo o mundo, servindo como um importante ponto de conexão entre a Ásia e a Europa. O Domodedovo teve um fluxo de 900 mil passageiros no período de festas nacionais entre dezembro de 2010 e a primeira quinzena de janeiro de 2011.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade