PUBLICIDADE

Mundo

Médico que negou realizar aborto por razão de fé é absolvido

O polonês foi demitido de seu cargo após o acontecimento em 2014

12 jun 2015 - 11h48
(atualizado às 14h00)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: iStock

O médico polonês Bogdan Chazan, que há um ano rejeitou praticar um aborto alegando razões de fé, foi absolvido nesta sexta-feira (12) pelo comitê disciplinar que julgou o caso, ao estimar que a recusa do médico "não justifica denúncias por má prática no tratamento aos pacientes".

Siga Terra Notícias no Twitter

No verão de 2014, Chazan foi substituído de seu cargo à frente do hospital da Sagrada Família de Varsóvia por sua recusa a praticar um aborto respaldado pelos supostos contemplados pela lei polonesa, já que tratava-se de um caso de má-formação do feto.

Chazan, um destacado professor de ginecologia, alegou então a cláusula de consciência e argumentou que, como católico praticante, reprovava o aborto.

Então, o Ministério polonês de Saúde considerou que Chazan tinha vulnerado a norma da prática médica porque, ao rejeitar realizar o aborto, teria que ter facilitado à paciente um médico ou um centro alternativo onde poderia interromper sua gravidez.

O então primeiro-ministro, o liberal Donald Tusk, afirmou que "nenhum médico deveria estar acima da Lei".

Nesta sexta-feira (12), o médico assegurou à imprensa que exigirá às autoridades que lhe restituam em seu posto de diretor do hospital.

"Sofri uma pena muito dura (a demissão) e considero que não foi nem razoável nem justa", disse Chazan, que acrescentou que a decisão do comitê disciplinar o faz recuperar a "fé na justiça".

Idoso que vivia em condições sub-humanas será encaminhado a internamento:

Após a polêmica suscitada por Chazan, mais de três mil médicos e enfermeiras poloneses assinaram uma declaração na qual defendiam seu direito em negar tratamentos contrários a suas crenças religiosas.

O movimento católico tomou força na Polônia com opiniões como a da doutora Wanda Poltawska, amiga do falecido João Paulo II, para quem "a medicina atual representa o mal".

"Aborto, inseminação artificial e, finalmente, rejeitar Deus como o criador mediante à prática da fecundação in vitro representam uma ameaça para a vida eterna de todas as pessoas que cometem estes atos", afirmou Poltawska.

O vencedor das passadas eleições presidenciais polonesas, o conservador Andrzej Duda, expressou em campanha sua oposição à fecundação in vitro.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade