PUBLICIDADE

Mundo

Mandela está respondendo ao tratamento, diz Zuma

12 jun 2013 - 14h13
(atualizado às 14h18)
Compartilhar

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está respondendo melhor ao tratamento no hospital nesta quarta-feira após "dias difíceis", disse o presidente sul-africano Jacob Zuma.

Primeiro presidente negro da África do Sul, Mandela foi levado às pressas para um hospital em Pretória no sábado em estado "grave, mas estável" e sofrendo com uma recorrente infecção pulmonar. Ele está internado há cinco dias.

"Estamos muito felizes com o progresso que ele está fazendo agora", disse Zuma em discurso no Parlamento.

"Apelamos para que os sul-africanos e a comunidade internacional continuem a manter o presidente Mandela e a equipe médica em suas orações e pensamentos", acrescentou provocando aplausos dos parlamentares

Esta é a quarta vez desde dezembro que Mandela, vencedor do Nobel da Paz, é hospitalizado, e há uma sensação crescente entre os 53 milhões de sul-africanos de que um dia terão de dizer adeus ao pai da "Nação Arco-Íris", que ele forjou das cinzas do regime segregacionista do apartheid.

O ex-presidente de 94 anos recebeu visita de familiares, incluindo sua esposa Graca Machel e de sua ex-mulher Winnie Madikizela-Mandela.

A família do líder anti-apartheid divulgou um comunicado em que afirma estar contente com o tratamento que ele tem recebido e esperançosa em sua recuperação.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade