PUBLICIDADE

Mundo

Mandela está em estado "grave, mas estável" no hospital

8 jun 2013 - 10h07
(atualizado às 10h09)
Compartilhar

O ex-presidente sul-africano e líder anti-apartheid Nelson Mandela estava em uma condição "grave, mas estável" no sábado depois de ser levado para o hospital após uma recaída de uma infecção pulmonar, segundo o governo.

Mandela, de 94 anos, que foi o primeiro presidente negro da maior economia da África, em 1994, após eleições multirraciais históricas, já esteve no hospital três vezes desde dezembro. Ele tem lutado contra a infecção há alguns dias, disse o governo em comunicado.

"Por volta de 01h30 (20h horário de Brasília) sua condição piorou e ele foi transferido para um hospital de Pretória. Ele permanece em estado grave, mas estável", disse.

A escolha do governo de palavras, em particular o uso de "grave", foi motivo claro de preocupação para as 53 milhões de pessoas da África do Sul, para quem Mandela continua a ser um poderoso símbolo da luta contra décadas de governo da minoria branca.

O porta-voz presidencial Mac Maharaj disse que estava otimista sobre a saúde do Prêmio Nobel da Paz.

"O que foi informado pelos médicos é que ele está respirando por conta própria e eu acho que é um sinal positivo", disse ele. "Madiba é um lutador e na sua idade, sempre que ele está lutando ele está bem", Maharaj disse, referindo-se a Mandela por seu nome de clã.

Mandela deixou o cargo de presidente em 1999, após um mandato e foi removido da política há uma década. Sua última aparição em público foi na final da Copa do Mundo de futebol em Joanesburgo, em 2010.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade