PUBLICIDADE

Mundo

Mandela continua em estado "grave mas estável"

11 jun 2013 - 09h46
Compartilhar

O ex-presidente da África do Sul e líder da luta contra o apartheid Nelson Mandela continua em estado "grave mas estável" quatro dias após ter sido internado com uma infecção pulmonar, informou o governo nesta terça-feira.

Um comunicado oficial disse que o presidente Jacob Zuma foi informado pelo médicos responsáveis pelo atendimento a Mandela sobre o estado do ex-presidente, e ficou satisfeito por saber que eles "estão fazendo o melhor para Madiba melhorar".

Na África do Sul, Mandela é chamado pelo nome de seu clã, Madiba.

Essa é a quarta internação de Mandela desde dezembro, e o uso da palavra "sério" para descrever seu estado intensificou preocupações sobre a saúde de um homem reverenciado em todo o mundo como um símbolo da perseverança e da reconciliação.

Mandela tem um histórico de problemas pulmonares que datam de seu tempo na prisão em Robben Island, perto da Cidade do Cabo.

Ele deixou o cargo de presidente em 1999, após um único mandato, e se afastou da vida política há uma década. Sua última aparição em público foi na final da Copa do Mundo de futebol em Johanesburgo, em 2010.

Mandela passou quase três semanas no hospital em dezembro com uma infecção pulmonar e após uma cirurgia para remover cálculos biliares.

(Reportagem de Ed Cropley)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade