PUBLICIDADE

Europa

Mali: tropas francesas tomam controle do aeroporto de Timbuctu

28 jan 2013 - 05h34
(atualizado às 10h21)
Compartilhar
Exibir comentários

Soldados franceses e malinenses tomaram nesta segunda-feira o controle do aeroporto de Timbuctu após uma operação terrestre e aérea realizada durante a noite, indicou o exército do Mali e o Estado-Maior francês.

Um oficial malinense confirmou a tomada do aeroporto desta cidade do norte do país, uma zona controlada pelos islamitas radicais. "Controlamos o aeroporto de Timbuctu. Não encontramos nenhum tipo de resistência. Não há nenhum problema de segurança na cidade", disse a fonte militar malinense.

Pouco antes, um porta-voz do Estado-Maior francês em Paris disse à AFP que os acessos e o aeroporto estão agora sob controle e que as forças francesas e malinenses controlam a zona entre os dois bastiões islamitas de Timbuctu (900 km a nordeste de Bamako) e Gao (1.200 km a nordeste da capital do Mali).

Manuscritos queimados

Antes de fugirem de  Timbuctu, islamitas incendiaram um edifício que abrigava manuscritos antigos. "Um edifício que abrigava manuscritos foi queimado", declarou à AFP uma fonte malinense de segurança, cujo testemunho foi confirmado por uma patrulha de reconhecimento do exército do Mali presente na cidade e pelo prefeito de Timbuctu, que se encontrava em Bamaco.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade