PUBLICIDADE

Mundo

Mais de 300 mortos e milhares de desalojados em ataque no Sudão do Sul

8 ago 2013 - 14h46
(atualizado às 14h48)
Compartilhar

Mais de 300 pessoas foram mortas e milhares foram obrigadas a fugir para a mata durante duas semanas de combates entre o Exército do Sudão do Sul, rebeldes e tribos rivais no leste do país, no mês passado, disseram autoridades nesta quinta-feira.

As Forças Armadas do Sudão do Sul enfrentam uma rebelião liderada pelo político David Yau Yau no Estado de Jonglei, e novos confrontos ocorreram entre as tribos Lou Nuer e Murle. Mais de 1.600 pessoas foram mortas em um ciclo de violência tribal em Jonglei desde a separação do maior país da África.

As potências ocidentais temem que a violência cresça e o conflito vire uma guerra civil, minando a estabilidade no jovem país africano que está repleto de armas depois de décadas de conflito com Cartum, o que levou a sua separação do Sudão em 2011.

Uma equipe de chefes locais viajando pelo condado de Pibor, em Jonglei, relatou 328 mortes até agora -- todas de membros da tribo Murle, incluindo mulheres e crianças, segundo Jodi Jonglei Boyoris, representante do Estado. O número de mortos e feridos entre os Lou Nuer é desconhecido.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade