PUBLICIDADE

Mundo

Líderes mundiais comentam a morte de Osama bin Laden

2 mai 2011 - 10h05
Compartilhar

Depois do anúncio da morte do terrorista Osama bin Laden, feito pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, na noite do último domingo (1º) (madrugada desta segunda-feira no Brasil), vários líderes mundiais se pronunciaram a respeito do fato. A morte de Bin Laden representa, até agora, o ápice da chamada "guerra contra o terror", iniciada em 2001, depois que a Al-Qaeda, sob seu comando, coordenou os ataques ao World Trade Center.

"A justiça foi feita", afirmou Obama ao anunciar morte de Bin Laden

Durante pronunciamento em que confirmou a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, o presidente do Estados Unidos, Barack Obama, disse que "a justiça foi feita", ao anunciar que as forças americanas mataram o terrorista em uma operação ocorrida em uma mansão, localizada na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão. "Foi um trabalho muito duro, muitas famílias tiveram que pagar um preço alto, mas esta noite elas viram o resultado", disse. "Matar Osama bin Laden passou a ser nosso passo número um e, depois de anos de trabalho, conseguimos".

"Morte de Bin Laden é uma vitória muito importante", disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, assegurou nesta segunda-feira (2) que a morte de Osama bin Laden é uma "vitória muito importante" para os Estados Unidos. "Após o 11 de setembro de 2001, demos nossa palavra como americanos que não nos deteríamos perante nada para capturar ou matar Osama bin Laden. Com a contribuição de milhões de pessoas, incluindo muitos que fizeram o máximo sacrifício por nossa nação, mantivemos essa palavra", disse Bloomberg.

Mas, o prefeito afirmou também que a morte de Osama bin Laden "não diminui o sofrimento sofrido pelos nova-iorquinos e pelos americanos". "Sua morte é uma homenagem aos milhões de homens e mulheres em nossas forças armadas e outros lugares que lutaram tão duro por nossa nação", completou.

"Essa conquista marca uma vitória para as pessoas que buscam a paz em todo o mundo", falou o ex-presidente do Estados Unidos, George W. Bush

"Essa conquista marca uma vitória para os Estados Unidos, para as pessoas que buscam a paz em todo o mundo, e para todos que perderam entes queridos em 11 de setembro de 2001", acrescentou. "A luta contra o terror continua, mas, esta noite, os Estados Unidos enviaram uma mensagem inconfundível: não importa o quanto demore, a justiça será feita", declarou George W. Bush ao ser informado da morte de Osama bin Laden por seu sucessor na presidência do Estados Unidos, Barack Obama.

"Morte de Bin Laden é importante para futuro de paz", disse o ex-presidente do Estados Unidos, Bill Clinton

Minutos depois do anúncio feito por Barack Obama, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, falou: "este é um momento profundamente importante não só para as famílias que perderam suas vidas nos ataques de 11 de setembro de 2001 e em outros ataques da Al-Qaeda, mas também para as pessoas de todo o mundo que querem construir um futuro comum de paz, liberdade e colaboração para nossos filhos".

"A morte de Bin Laden é um grande alívio", falou o primeiro-ministro britânico, David Cameron

"A notícia da morte de Osama bin Laden é um grande alívio para os povos do mundo. Ele era responsável pelas piores atrocidades terroristas no mundo: o 11 de setembro e tantos outros atentados que custaram milhares de vidas, incluindo inúmeros britânicos", declarou Cameron, em comunicado de sua assessoria.

"É um grande resultado na luta contra o mal", afirmou o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi

O governo italiano expressou através de um comunicado sua "satisfação" pela "eliminação" do terrorista mais procurado do mundo, Osama bin Laden, em uma operação das forças militares americanas no Paquistão. "É um grande resultado na luta contra o mal", afirmou o primeiro-ministro Silvio Berlusconi.

"A morte de Bin Laden é uma vitória que foi possível pela determinação dos Estados Unidos na caça ao responsável do episódio mais trágico do início deste século, o 11 de setembro e outros numerosos massacres. Uma vitória que destaca os esforços de todos nós, que ao lado dos Estados Unidos, combatemos e continuamos combatendo a cada dia o terrorismo", acrescentou.

"Morte de Bin Laden não representa o fim da Al Qaeda", disse o presidente da França, Nicolas Sarkozy

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, considerou nesta segunda-feira a morte de Osama bin Laden uma "derrota histórica da praga do terrorismo", mas assinalou que não representa o fim da Al-Qaeda e que o combate contra esta organização "deve continuar sem descanso". "A França cumprimenta a tenacidade dos Estados Unidos, que o buscava há dez anos", disse o presidente, tachando Bin Laden de "promotor de uma ideologia do ódio e chefe de uma organização terrorista que causou milhares de vítimas no mundo todo".

Presidente afegão diz que Bin Laden pagou por seus atos

O presidente afegão Hamid Karzai afirmou que Osama bin Laden pagou por seus atos, ao comentar a notícia da morte do chefe da rede Al-Qaeda. Karzai também afirmou que a morte de Bin Laden no Paquistão prova que o terrorismo não tem origem no Afeganistão.

Primeiro-ministro e presidente israelenses comemoram morte de Bin Laden

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o presidente, Shimon Peres, comemoraram a morte do terrorista Osama bin Laden, afirmando que sua eliminação constitui um grande êxito para o mundo livre. O chefe do governo israelense disse que seu país "celebra com os EUA este histórico dia" e qualificou a notícia como "um sonoro triunfo para Washington e seus aliados, para a liberdade e os valores compartilhados por todas as nações democráticas que lutam ombro a ombro com determinação contra o terrorismo".

"Esta notícia é uma catástrofe para nós", afirmou um líder da Al-Qaeda no Iêmen

Um membro do braço iemenita da Al-Qaeda reconheceu a morte de Osama bin Laden: "esta notícia é uma catástrofe para nós. A princípio, não acreditamos na informação, mas entramos em contato com nossos irmãos no Paquistão, que nos confirmaram".

"Osama teve grave responsabilidade na propagação da divisão e do ódio entre os povos", afirmou o diretor de comunicação do Vaticano, o padre Federico Lombardi

"Osama bin Laden teve, como sabemos todos, uma grave responsabilidade na propagação da divisão e do ódio entre os povos, causando a morte de muitas pessoas e instrumentalizando a religião para alcançar este objetivo", destacou Lombardi.

Alemanha felicita EUA pelo sucesso da operação contra Bin Laden

O ministro alemão de Exteriores, Guido Westerwelle, uniu-se felicitou os Estados Unidos pelo sucesso da operação que culminou com a morte do líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. "O fato de que se tenha acabado com as manobras sangrentas desse terrorista é uma boa notícia para todos os homens que defendem a paz e a liberdade no mundo", disse.

A chanceler alemã, Angela Merkel, se mostrou nesta segunda-feira "aliviada" com a notícia da morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, mas alertou que o Ocidente não deve baixar a guarda. "Com a ação contra Osama bin Laden e sua morte, o Exército americano deu um golpe decisivo contra Al-Qaeda", disse Steffen Seibert, porta-voz oficial de Angela.

Espanha considera morte de Bin Laden um grande resultado

O governo da Espanha anunciou que considera a morte de Osama bin Laden um grande resultado na luta contra o mal e um passo decisivo no combate ao terrorismo. Um comunicado do governo espanhol afirma que o país "considera que a morte de Osama bin Laden em uma operação das forças especiais e dos serviços de inteligência dos Estados Unidos representa um passo decisivo na luta contra o terrorismo internacional".

O presidente espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero, felicitou com um telegrama o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pelo passo "decisivo" na luta contra a Al-Qaeda e reiterou que a Espanha segue "plenamente comprometida" a combater o terrorismo. No telegrama, Zapatero ainda expressa a "satisfação compartilhada com o povo americano" pelo resultado da operação antiterrorista desenvolvida em Islamabad, que resultou na morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden

Austrália e Nova Zelândia ressaltam: "morte de Bin Laden não acaba com Al-Qaeda"

Em entrevista coletiva, a primeira-ministra australiana, Julia Gillard, disse que esta segunda-feira "é um dia importante" e ressaltou que a morte de Bin Laden trará "certa forma de justiça" aos parentes das vítimas dos atentados do grupo.

Na Nova Zelândia, o primeiro-ministro, John Key, afirmou que "o mundo é um lugar mais seguro sem Bin Laden", embora tenha admitido que sua morte "não implicará em um imediato fim da atividade terrorista".

"Morte de Bin Laden é uma grande conquista contra o terrorismo", afirmaram presidentes da União e Comunidade Europeia

"Bin Laden era um criminoso responsável por atentados que custaram a vida de milhares de inocentes. Sua morte é uma grande conquista em nossos esforços para acabar com o terrorismo no mundo. Sua morte faz deste mundo um lugar mais seguro e demonstra que estes tipos de crimes não ficam impunes", afirma o comunicado conjunto do presidente da União Europeia (UE), Herman Van Rompuy, e do presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso.

"A eliminação de Osama bin Laden é uma etapa histórica na luta contra o terrorismo", disse

O vice-primeiro-ministro e responsável de Relações Exteriores da Bélgica, Steven Vanackere, afirmou em comunicado: "a eliminação de Osama bin Laden, que liderou entre outros os atentados das torres gêmeas em Nova York, é uma etapa histórica na luta contra o terrorismo".

Índia diz que morte de Bin Laden é fato "histórico"

A Índia qualificou a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, de fato "histórico e marco vitorioso na guerra global contra o terrorismo"."O mundo não deve ceder em seu esforço unido para vencer o terrorismo e eliminar os esconderijos que foram proporcionados aos terroristas em nossa vizinhança", expressou em comunicado o Ministério de Relações Exteriores indiano.

Otan diz que morte de Osama é sucesso para segurança de aliados

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, declarou que o assassinato do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, é um "sucesso significativo" para a segurança dos aliados e das nações que se somaram a eles em sua luta contra o terrorismo. "Lembramos as milhares de vidas inocentes perdidas em atrocidades terroristas em tantas de nossas nações, no Afeganistão e ao redor do mundo", afirmou Rasmussen em comunicado.

"Luta internacional contra o terrorismo não terminou após a morte do líder da Al-Qaeda", disse o primeiro-ministro japonês

O primeiro-ministro japonês, Naoto Kan, disse que a luta internacional contra o terrorismo não terminou após a morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden, e que vai aumentar o nível de alarme nas bases militares japonesas.

Presidente turco afirma que está "muito satisfeito" com a morte de Bin Laden

O presidente da Turquia, o islamita moderado Abdullah Gül, afirmou nesta que está "muito satisfeito" que o líder da rede terrorista Al-Qaeda, Osama bin Laden, tenha morrido em um ataque americano com apoio paquistanês. "Todo mundo deve enfrentar as consequências de seus atos", disse o chefe de Estado turco, manifestando que acolheu a notícia da morte de Bin Laden "com grande satisfação".

Governo iraquiano se diz "extasiado" com morte de Bin Laden

O governo iraquiano está "extasiado" com a morte de Osama Bin Laden, afirmou o ministro das Relações Exteriores, Hoshyar Zebari, que recordou que milhares de compatriotas morreram por culpa da ideologia do líder da Al-Qaeda. "Assim como muitas nações do mundo, estamos extasiados de ver o fim de sua mentalidade e de sua ideologia desviada", declarou Zebari.

Morte de Osama bin Laden

Na noite de 1º de maio (madrugada do dia 2 no Brasil), o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou a morte do terrorista Osama bin Laden. Antes das forças americanas agirem, o líder dos EUA informou ao presidente do Paquistão, Asif Ali Zardari, que o terrorista havia sido localizado em mansão na cidade de Abbottabad, perto de Islamabad, capital do Paquistão. "Ligamos para o presidente paquistanês para deixar claro que não estávamos declarando guerra ao governo", informou Obama. "Os EUA não estão nem nunca estarão contra o Islã, mas contra a Al-Qaeda e seus líderes", afirmou. Segundo Obama, matar Osama bin Laden era prioridade do governo americano. "A justiça foi feita", disse. Mentor dos ataques de 11/9, Osama bin Laden era o terrorista mais procurado do mundo.

Notícia da morte de Bin Laden foi recebida com festa nos Estados Unidos
Notícia da morte de Bin Laden foi recebida com festa nos Estados Unidos
Foto: EFE
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade