PUBLICIDADE

Mundo

Tunísia: europeias são julgadas por 1º protesto de topless do mundo árabe

5 jun 2013 - 09h34
(atualizado às 09h49)
Compartilhar
Exibir comentários
Ativistas do Femen protestam em frente ao Palácio da Justiça, em Túnis
Ativistas do Femen protestam em frente ao Palácio da Justiça, em Túnis
Foto: AFP

Três europeias do grupo feminista Femen compareceram nesta quarta-feira em um tribunal tunisiano por terem se manifestado com os seios à mostra, um crime que pode ser punido com pena de prisão, mas seus advogados se declararam otimistas, apesar do alvoroço provocado neste país conservador dirigido por islamitas.

A tunisiana Amina Sbui, detida desde 19 de maio, também deve ser interrogada à tarde em Keruan.

Dezenas de pessoas se reuniram pela manhã diante do tribunal da capital para expressar sua irã contra as francesas Pauline Hillier e Marguerite Stern e contra a alemã Josephine Markmann.

"Como você pode defender estas mulheres? Você não é tunisiano, não é muçulmano, não tem mulher nem filhas!", disse um manifestante a um dos advogados tunisianos.

As três acusadas entraram na sala de audiências às 9h30 GMT (6h30 de Brasília) com a cabeça coberta por um safsari, o véu tradicional tunisiano, como impõe a tradição.

Um advogado francês, Patrick Klugman, que representa o Femen e as famílias das detidas, considerou um bom sinal ter sido autorizado a apresentar seus argumentos e considerou positivo que as mulheres devam responder ao crime de indecência, e não de atentado ao pudor.

De qualquer forma, podem ser condenadas a até seis meses de prisão.

"Acusam as Femen de terem cometido um ato de indecência, mas esta infração carece de fundamento material ou intelectual: usam seus corpos não como um objeto de exibição para seduzir, mas como uma mensagem política", expôs Klugman em declarações à AFP.

"Vamos pedir que as Femen sejam ouvidas, não que sejam observadas", acrescentou.

A questão é muito delicada em um país onde os islamitas do Ennahda, no poder, enfrentam a pressão crescente do integralismo salafista.

Na terça-feira, uma ativista ucraniana do Femen que viajou à Tunísia para apoiar as três mulheres julgadas foi detida e expulsa imediatamente do país, segundo o grupo feminista.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade