PUBLICIDADE

Mundo

Japonês de 80 anos se torna homem mais velho a subir o Everest

23 mai 2013 - 11h19
(atualizado às 11h47)
Compartilhar
Exibir comentários
Alpinistas liderados pelo japonês octogenário alcançam o topo do Everest
Alpinistas liderados pelo japonês octogenário alcançam o topo do Everest
Foto: AP

Um alpinista japonês de 80 anos, que já passou por quatro cirurgias cardíacas, alcançou o topo do Monte Everest nesta quinta-feira, tornando-se a pessoa mais velha a conquistar a montanha mais alta do mundo.

Yuichiro Miura, que tomou a rota sudeste aberta por sir Edmund Hillary e Tenzing Norgay há 60 anos, alcançou o cume da montanha de 8.848 metros por volta das 9h da manhã (00h15 no horário de Brasília). Ele estava acompanhado por três outros japoneses, incluindo seu filho, e seis sherpas nepaleses.

"Esta é a melhor sensação do mundo", disse ele aos membros da família e simpatizantes reunidos em Tóquio, falando do cume por telefone via satélite.

Yuchiro Miura se tornou o homem mais velho a chegar ao topo do Everest
Yuchiro Miura se tornou o homem mais velho a chegar ao topo do Everest
Foto: AP

"Eu nunca pensei que iria chegar ao cume do Everest com a idade de 80 anos. É o melhor sentimento chegar aqui, mas agora estou completamente exausto."

Miura, que escalou o Everest pela primeira vez em 2003 e repetiu o feito cinco anos mais tarde, toma o recorde de homem mais velho a subir a montanha que pertencia ao nepalês Min Bahadur Sherchan, que atingiu o cume aos 76 anos, em 2008.

"O recorde não é tão importante para mim", disse Miura à Reuters em abril, antes de rumar para o Everest. "O importante é chegar ao topo."

Sua subida foi acompanhada de perto no Japão, com telefonemas e envio diário de fotografias da aventura, incluindo uma noite em que ele e seus companheiros alpinistas beberam chá verde japonês e comeram sushi enrolado à mão em sua barraca no alto da montanha.

Estudantes japoneses comemoram o feito de seu conterrâneo
Estudantes japoneses comemoram o feito de seu conterrâneo
Foto: AP

Aventureiro de destaque, Miura desceu o Everest de esquis a partir do colo sul, em 1970, uma façanha que se tornou tema de um documentário. Ele já esquiou abaixo as montanhas mais altas de cada um dos sete continentes, seguindo a tradição de seu pai Keizo, que esquiou abaixo o Mont Blanc aos 99 anos.

Ele treinou para a escalada do Everest por meio de caminhadas em Tóquio carregando pesos e corridas em uma esteira dentro de uma sala especial com pouco oxigênio em sua casa.

Cerca de 4 mil alpinistas chegaram ao cume do Everest desde a subida pioneira em maio de 1953. Cerca de 240 pessoas perderam a vida em suas encostas.

O recorde de Miura pode durar pouco tempo. O nepalês Min Bahadur Sherchan, de 81 anos, planeja começar a subir o Everest no fim de semana.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade