PUBLICIDADE

Mundo

Israel culpa Irã por bomba em ônibus que matou 6 na Bulgária

Compartilhar

Por Stoyan Nenov

SOFIA, 18 Jul (Reuters) - Seis israelenses morreram nesta quarta-feira em um ataque a bomba contra um ônibus no lado de fora de um aeroporto na Bulgária e Israel imediatamente culpou o Irã, prometendo uma forte reação ao "terrorismo iraniano".

Partes de corpos foram espalhadas pelo chão e as ferragens do teto do ônibus ficaram retorcidas. A explosão danificou janelas e deixou marcas de queimaduras, assim como uma nuvem de fumaça negra e densa.

"Ouvimos uma explosão muito forte. O ônibus estava cheio de adultos e crianças. Carne e sangue por toda parte", disse uma testemunha búlgara ao canal TV7. "Eu vi outro ônibus pegando fogo no lado daquele que explodiu. Foi um caos completo."

Os turistas haviam chegado de Israel em um voo fretado e estavam no ônibus, no estacionamento do aeroporto de Burgas, quando a explosão atingiu o veículo de dois andares. No início da noite, o aeroporto ainda estava isolado e fechado.

O chanceler búlgaro, Nikolai Mladenov, disse à Reuters por telefone após visitar o aeroporto que "a explosão foi causada por uma bomba no ônibus".

O Ministério do Interior não comentou se pode ter sido um ataque suicida, como algumas testemunhas especularam, e afirmou que estava interrogando as pessoas que estiveram no local.

A explosão aconteceu no 18o aniversário de um ataque a bomba de 1994 ocorrido na sede da principal organização judaica da Argentina por um homem-bomba do grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, que matou 85 pessoas.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, culpou o Irã pela explosão desta quarta-feira e disse que Israel irá reagir.

"Todos os sinais levam para o Irã. Somente nos últimos meses temos visto tentativas iranianas de atacar israelenses na Tailândia, Índia, Geórgia, Quênia, Chipre e em outros lugares", afirmou Netanyahu em comunicado.

"Exatamente dezoito anos após a explosão no centro da comunidade judaica na Argentina, assassinos terroristas iranianos continuam a atingir pessoas inocentes. Este é um ataque terrorista iraniano que está se espalhando por todo o mundo. Israel vai reagir fortemente contra o terrorismo iraniano", declarou.

ALVO VULNERÁVEL

Autoridades israelenses já haviam dito anteriormente que a Bulgária, um popular destino de férias para turistas israelenses, era vulnerável a ataques de militantes islâmicos que poderiam se infiltrar através da Turquia.

A mídia iraniana não reportou o incidente e não havia uma reação imediata do Irã sobre a acusação de Israel.

Diplomatas israelenses têm sido alvo em vários países nos últimos meses de bombardeiros que, segundo Israel, acontecem em nome do Irã.

Apesar de Teerã negar envolvimento, alguns analistas acreditam que o país está tentando vingar os assassinatos de vários cientistas de seu controverso programa nuclear. O Irã culpa Israel e seus aliados ocidentais.

Israel ameaçou ataques aéreos contra as instalações nucleares do Irã se os esforços diplomáticos não conseguirem interromper a busca de Teerã por armas nucleares, o que a República Islâmica nega que esteja fazendo.

O chanceler israelense, Avigdor Lieberman, disse que a bomba pode ter sido colocada na lateral do ônibus, a maneira como um ataque contra um carro da embaixada de Israel na Índia foi realizado em fevereiro.

"A Guarda Revolucionária está por trás do ataque ... Eu não quero dizer de forma inequívoca, mas eles estão por trás dele, direta ou indiretamente", Lieberman afirmou ao Canal 2, sem dar mais detalhes sobre a unidade militar iraniana.

A Bulgária aumentou a segurança em todos os seus aeroportos, estações ferroviárias e rodoviárias após a explosão.

"COMPLETAMENTE ULTRAJANTE"

O chanceler búlgaro disse que seis pessoas morreram, incluindo uma que morreu no hospital. Trinta e duas pessoas estavam internadas, três delas na unidade de terapia intensiva.

Israel afirmou que sete morreram. A polícia da Bulgária se recusou a fornecer a nacionalidade das vítimas. De acordo com uma emissora de TV local, um búlgaro pode ser sido morto.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chamou o ataque de "completamente ultrajante".

"Os Estados Unidos ficarão ao lado de nossos aliados e fornecerão qualquer assistência que for necessária para identificar e levar à Justiça os autores deste ataque", disse Obama.

Obama comunicou a mensagem diretamente a Netanyahu por telefone, disse a Casa Branca, e o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, também prometeu, em uma ligação a seu homólogo israelense, encontrar os culpados e levá-los à Justiça.

Burgas é a quarta maior cidade da Bulgária e fica na costa do Mar Negro a cerca de 60 quilômetros da fronteira com a Turquia. Está no centro de uma rede de resorts à beira-mar que são populares pelo baixo custo em comparação a muitas partes do Mediterrâneo.

Com uma população de cerca de 200.000 habitantes, também é um importante centro industrial e abriga a única refinaria de petróleo da Bulgária.

O aeroporto de Burgas foi fechado após o incidente e os voos foram redirecionados para o aeroporto de Varna, de acordo com a polícia.

(Reportagem adicional de Tsvetelia Tsolova, em Sofia; de Ori Lewis, em Jerusalém; e de Matt Spetalnick e Alister Bull, em Washington)

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade