3 eventos ao vivo

Iraque obriga avião iraniano com destino à Síria a pousar

28 out 2012
12h02
atualizado às 12h47
  • separator

O Iraque ordenou neste domingo o pouso de um avião de carga iraniano com destino à Síria para submetê-lo a uma inspeção e garantir que não carregava armas, anunciou um alto funcionário iraquiano.

É a segunda vez em um mês que as autoridades iraquianas inspecionam uma aeronave iraniana com destino à Síria. Na primeira inspeção, no dia 2 de outubro, também não foram encontrados carregamentos de armas.

Os Estados Unidos pediram em várias ocasiões ao seu aliado iraquiano que obrigue a pousar e submeta a uma inspeção os aviões de carga procedentes do Irã com destino à Síria, já que teme que possam transportar armas para o regime de Damasco.

"Ordenamos que um avião de carga iraniano que viajava rumo à Síria aterrissasse no aeroporto internacional de Bagdá para uma inspeção", disse à AFP Nasser Bandar, chefe da autoridade iraquiana da Aviação Civil.

"Foi inspecionado pelas forças de segurança, mas não encontramos nada proibido, razão pela qual autorizamos a prosseguir seu voo", explicou, depois de informar que os inspetores encontraram material médico e humanitário. Washington acusa o Irã de apoiar o regime sírio inclusive com armas. Já o Iraque evita pedir a saída do presidente sírio Bashar al-Assad e se limita a exigir o fim das hostilidades.

No dia 21 de setembro, o Iraque negou autorização a uma aeronave norte-coreana que se dirigia à Síria para sobrevoar seu espaço aéreo.

Veja também:

'Sou acusada de sequestrar meu próprio filho branco adotado'
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade