PUBLICIDADE

Mundo

Iranianos saem às ruas em Teerã para celebrar acordo nuclear

14 jul 2015 - 18h26
Compartilhar
Exibir comentários

Os iranianos saíram hoje (14) à noite às ruas em Teerã para celebrar o acordo sobre o programa nuclear concluído algumas horas antes em Viena entre o seu país e as grandes potências mundiais. Pouco depois do fim do jejum do Ramadã, centenas de pessoas foram para uma das principais avenidas da capital iraniana e fizeram um buzinaço.

O líder supremo da República Islâmica do Irã, aiatolá Ali Khamenei, saudou hoje “os honestos e duros esforços” dos negociadores iranianos por terem conseguido chegar a um acordo com as potências do grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) – os Estados Unidos, a Rússia, China, o Reino Unido e a França – e a Alemanha).

A mensagem do aiatolá, sua primeira reação ao acordo, foi divulgada na sua conta da rede social Twitter, após um encontro com o presidente Hassan Rohani e o seu governo.

o presidente Rohani saudou o apoio do aiatolá, ressaltando que, sem Khamenei, o acordo sobre o programa nuclear do Irã não teria sido possível.

O acordo fechado hoje em Viena torna quase impossível a construção por Teerã de uma bomba atômica durante vários anos. Ele prevê a suspensão, progressiva e reversível, a partir do primeiro semestre de 2016, das sanções internacionais que há vários anos atingem a economia iraniana.

Agência Brasil Agência Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade