PUBLICIDADE

Mundo

Internação do príncipe Philip ofusca Jubileu da rainha no R. Unido

Compartilhar

A internação do príncipe Philip nesta segunda-feira, a segunda registrada em seis meses, acabou ofuscando as celebrações do Jubileu de Diamante da rainha Elizabeth II, que terá de modificar sua programação por conta do imprevisto.

Aos 90 anos, o príncipe Philip, também conhecido como duque de Edimburgo, foi hospitalizado hoje "como precaução" e por causa de uma infecção na bexiga. Como deverá permanecer internado por mais alguns dias, o monarca deverá ficar de fora do restante dos atos de celebração do Jubileu, como o show no Palácio de Buckingham, o desfile de carruagem e a missa na Catedral de Saint Paul, prevista para amanhã.

Apesar da ausência do marido, a rainha confirmou sua presença no show, que destaca participações de Paul McCartney, Elton John e Kylie Minogue, e também nas celebrações finais de seu 60º aniversário de trono.

Segundo um comunicado do Palácio de Buckingham, o príncipe Philip diz estar "profundamente decepcionado" por não poder comparecer ao restante dos atos de celebrações do Jubileu.

Os porta-vozes minimizaram a importância do problema de saúde do marido da rainha, que completará 91 anos na próxima semana, e insistiram em dizer que sua internação no hospital King Edward VII de Londres atende uma medida de precaução.

Esta é a segunda vez que o príncipe Philip é hospitalizado nos últimos seis meses, sendo que sua internação anterior, no dia 23 de dezembro, apresentou um motivo mais sério.

Na ocasião, após ser transferido de helicóptero com dores no peito, o marido da rainha ficou três dias internado durante o Natal em Cambridge, onde foi submetido a uma angioplastia para desbloquear uma artéria coronária.

Embora Buckingham nunca tenha confirmado, a imprensa britânica assegura que o duque de Edimburgo possui problemas de coração há 20 anos.

Em outubro de 2011, o príncipe Philip também teve que cancelar uma viagem à Itália por causa de um resfriado após uma longa viagem de 11 dias ao lado de sua esposa pela Austrália.

Apesar seus recentes problemas de saúde e de sua avançada idade, o duque de Edimburgo manteve uma intensa agenda durante este ano e acompanhou a rainha Elizabeth em inúmeros compromissos relacionados às celebrações de seu Jubileu de Diamante.

Ontem, ao lado da rainha, o príncipe Philip acompanhou o espetacular desfile de mil navios pelo Rio Tâmisa. Mesmo diante de um rigoroso dia de frio e chuva, o monarca aparentava estar de bom humor e com boa saúde.

O duque de Edimburgo está há 64 anos casado com a rainha Elizabeth II, com quem teve quatro filhos (Charles, Anne, Andrew e Edward), oito netos e dois bisnetos.

EFE   
Compartilhar
Publicidade