inclusão de arquivo javascript

 
 

Europeus discutem lugar de Deus na União Européia

27 de fevereiro de 2003 15h21

Conclamados pelo papa João Paulo II, religiosos lutavam hoje para inserir a herança cristã no projeto de Constituição a ser adotado pela União Européia (UE) ampliada. A batalha entre os católicos e os defensores de uma postura secularista aconteceu na Convenção sobre o Futuro da Europa, que deve decidir sobre se haverá ou não uma referência à religião no texto legal.

Os primeiros 16 artigos apresentados no mês passado pelo ex-presidente francês Valéry Giscard d'Estaing, chefe do fórum com 105 integrantes, mencionava apenas os "valores que são comuns aos Estados-membros". O Vaticano considerou totalmente insatisfatória a ausência de qualquer menção a Deus ou à religião. Segundo autoridades da Convenção, o papa havia feito uma intensa pressão sobre Giscard e sobre os líderes da UE em defesa de uma reforma do texto.

Muitas das mais de mil emendas a serem debatidas pelo fórum na quinta e na sexta-feira dizem respeito à religião. Em um pronunciamento feito ao Parlamento italiano em novembro, o pontífice perguntou se a Europa iria "no começo de um novo milênio abrir novamente suas portas para Cristo."

A UE ampliada, que passa de 15 países-membros para 25 a partir do próximo ano, "não deve prosseguir sem o cimento dessa extraordinária herança religiosa, cultural e civil responsável por dar à Europa sua grandeza ao longo dos séculos", declarou o papa. A Igreja Ortodoxa da Grécia, a Igreja Evangélica Luterana da Finlândia e a Igreja Protestante da Alemanha enviaram mensagens de teor semelhante à Convenção.

Um outro projeto de Constituição, apresentado por membros cristãos-democratas, diz que os países-membros da UE e seus cidadãos estão "conscientes do que a Europa deve a sua herança religiosa". A esquerda européia e países com tradição secular, como a França, opuseram-se à nova proposta.

Reuters
Reuters - Reuters Limited - todos os direitos reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.